3
4
1
2
IRMAOS LUMIERE
211
PALÁCIO DE HAMPTON COURT, NA INGLATERRA. Dentre todos os palácios que serviram à corte inglesa, Hampton Court está entre os mais famosos, e seu status é semelhante ao de um Versalhes à moda inglesa …Mais
PALÁCIO DE HAMPTON COURT, NA INGLATERRA.

Dentre todos os palácios que serviram à corte inglesa, Hampton Court está entre os mais famosos, e seu status é semelhante ao de um Versalhes à moda inglesa. Sua origem remonta ao ano de 1113, quando foi fundada naquele local, em uma pequena construção, a ordem de cavaleiros São João de Jerusalém, destinada a proteger aquelas terras de invasões turcas.

No século 15 a ordem de São João já era bem rica, e a construção inicial havia sido aumentada, a ponto de chamar atenção de alguns nobres. Em 1505 a ordem vendeu o imóvel, e foi o Cardeal Wolsey, principal ministro do rei Henrique VIII, que começou a transformar o local num verdadeiro palácio real.

Quando morreu, Henrique VIII possuía mais de 60 palácios, sendo que apenas alguns, inclusive Hampton Court eram capazes de abrigar as mais de mil pessoas da corte. Só as cozinhas de Hampton Court ocupavam mais de 50 divisões do palácio, distribuídas numa área de 300 metros quadrados, e em sua época áurea, ali trabalharam 200 pessoas. Os maiores sinais da riqueza do palácio, no entanto, estão nos aposentos conhecidos como Henry's Great Watching Chamber, Wolsey Closet e em sua capela.

Durante estes 500 anos o palácio foi diversas vezes ampliado, parcialmente demolido ou modificado, por vários monarcas. Foi a rainha Victoria quem, em 1838, decidiu abrir o local ao público, e graças a ela, Hampton Court tornou-se, além da torre de Londres, praticamente uma visita obrigatória de quem vai àquela cidade. Como de hábito, Hampton Court também tem os seus jardins, vinhedos, fontes, alas floridas e labirinto de cercas vivas, totalizando 24 hectares.

Hampton Court é quase uma pequena cidade, e nela pode-se ver ainda diversos aposentos reais, jardins, adegas, cozinhas, áreas de apoio, e residências dos serviçais.

Hampton Court está situado a sudoeste de Londres, às margens do rio Thames, no subúrbio de Kingston upon Thames.