02:21
h2onews.org
3,1 mil
Universidade Católica na América Latina. Concluiu-se a 23 Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), realizada na Universidade Gregoriana de Roma. Ela foi adiada …Mais
Universidade Católica na América Latina.

Concluiu-se a 23 Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), realizada na Universidade Gregoriana de Roma. Ela foi adiada mais de três meses da sede original em Tegucigalpa, Honduras, devido às questões políticas do país.
A Universidade Católica na América Latina tem um papel fundamental como promotora do autêntico desenvolvimento integral da pessoa. Foi o que afirmou o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga.
O Grão-chanceler da Universidade Católica de Honduras ressalta um aspecto que os membros da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) podem aprender das Universidades Católicas de América Latina.

Sottopancia: Dom Juan José Pineda, bispo auxiliar de Tegucigalpa, Honduras
Card. Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras
“Em Honduras estávamos preparados para receber esta assembleia e muitos dos reitores e reitoras e representantes de várias universidades me disseram com muita dor que estavam prontos para ir e minha resposta foi com um sorriso e com uma alegria a todas e a todos: Honduras segue aqui, a Universidade Católica de Honduras também e eu, de modo que todos são benvindos, mesmo que não seja para esta assembleia Honduras está preparada para receber o mundo inteiro”.
“A Doutrina Social da Igreja colocada em prática através de todos aqueles que passam pela Universidade Católica é o melhor combate contra a injustiça, contra a pobreza, contra todos aqueles males que acometem especialmente a América Latina”.
“Creio que uma das coisas que podemos ensinar é que nem sempre são necessários muitos meios econômicos para poder ter universidades de qualidade, eu creio que isso em muitas partes desanima, vendo os custos e como se necessitam de instalações muito sofisticadas, certamente existem exigências, por exemplo da União Européia ou dos países nórdicos etc, que são muito grandes, porém certamente na América Latina temos universidades de qualidade e não necessitamos demasiados meios econômicos”.

www.fiuc.org