01:05
h2onews.org
3,9 mil
Bento XVI: "É preciso sempre purificar o coração do veneno do orgulho” “É sempre necessário purificar o próprio coração do veneno do orgulho, presente em cada um de nós”. Bento XVI fez suas as palavras …Mais
Bento XVI: "É preciso sempre purificar o coração do veneno do orgulho”

“É sempre necessário purificar o próprio coração do veneno do orgulho, presente em cada um de nós”. Bento XVI fez suas as palavras de São Paulo encontrando no final da tarde de quinta-feira na Basílica Vaticana estudantes, professores e funcionários das universidades e ateneus eclesiásticos, dos pontifícios colégios e dos seminários de Roma, na conclusão da missa por ocasião do início do novo ano acadêmico. São Paulo, recordou o Papa, contrapõe “a sabedoria deste mundo”, que é ver as coisas deixando de lado Deus, a “sabedoria divina”, que consiste em seguir o pensamento de Cristo e a estrada da verdade e do amor, e denuncia o veneno da falsa sabedoria, que é o orgulho humano.

“De fato, não é o conhecimento em si a fazer mal – explicou Bento XVI - mas sim a presunção, o vangloriar-se daquilo que se conseguiu – ou se presume de ter conseguido - conhecer. Precisamente disso – acrescentou o Papa – derivam depois as facções e as discórdias na Igreja e, analogamente, na sociedade. É o pensamento de Cristo, que por graça recebemos, que nos purifica da falsa sabedoria.