02:17
h2onews.org
5 mil
Cultura e Caridade: Terreno comum de judeus e cristãos. É preciso que os judeus e os cristãos se encontrem no âmbito cultural. Disse a H2onews o Biblista e Presidente do Pontifício Conselho para a …Mais
Cultura e Caridade: Terreno comum de judeus e cristãos.

É preciso que os judeus e os cristãos se encontrem no âmbito cultural. Disse a H2onews o Biblista e Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, que participou num encontro em Roma sobre as relações entre Israel e a Santa Sé.

"Também é totalmente indispensável que nos encontremos em primeiro lugar a nível cultural. Pensemos por exemplo, em autores Judeus contemporâneos ou do passado imediato, que propuseram visões do mundo e intuições que podem ser acolhidas pelo mundo cristão."

O presidente do Dicastério do Vaticano para a Cultura cita autores Judeus que poderiam ser estudados pelos Cristãos.

"Cito por exemplo Kafka, um judeu profundamente judeu que expressa muitas dimensões laicas, mas que por outra parte abrange no seu interior muitas dimensões cristãs. Penso em autores como Agnon, Nelly Sachs, figuras como Max Brod… Existem muitos judeus que podem ser estudados pelos cristãos para entendermos como interpretam o nosso mundo. E espero que aconteça o mesmo no mundo judeu no que se refere à cultura, à literatura e à arte cristã.”

Por sua vez, Oded Ben-Hur, Embaixador de Israel junto da Santa Sé, explica a colaboração do seu país com a Igreja.

"Posso dizer que Israel colabora com a Igreja através do Cor Unum nos países do terceiro mundo para ajudar ao bem-estar das populações que sofrem nestas zonas. Em questões sobre a sida e a luta contra o vírus, a fome, a água potável… Fazemos coisas muito belas. Podemos fazer muitas coisas para o bem e pelo futuro do homem. É este o nosso objetivo."