acrvcatolico
1674

“Se queres a paz natalina, prepara-te para a guerra”

INÍCIO
LINKS INTERESSANTES
NOSSO PATRONO
EDITORA PETRUS
QUEM SOMOS



HOME
MULTIMÍDIA»
MÚSICA»
NOTÍCIAS»
RELIGIÃO»
OUTROS TEMAS»

SOBRE O BLOG

Frase
"Pourquoi sommes-nous toujours fascinés par ces images du passé? Parce que nous sommes des espèces de dieux quand nous regardons en arrière. Dieu connaît tous les temps et Il connaît tous les avenirs. Nous ne connaissons qu'un avenir: c'est l'avenir du passé". Jean d'Ormesson.(clique aqui para ler a tradução)
(Frases antigas)

São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2012

“Se queres a paz natalina, prepara-te para a guerra”

3

Autor: Paulo Roberto Campos | 18:04 Seja o primeiro a comentar

Com meus votos de um Feliz e Abençoado Natal e um Novo Ano repleto das mais escolhidas graças da Sagrada Família — Jesus, Maria e José — para todas as famílias que acompanharam nosso Blog ao longo deste tempestuoso ano de 2012, transcrevo abaixo um muito evocativo Conto de Natal sobre uma "prosa" entre a mula e o boi num estábulo muito privilegiado... É de autoria de um colega, Valdis Grinsteins, e foi publicado na revista Catolicismo deste mês.

2012 foi, verdadeiramente, um ano conturbado por muita investida contra a sagrada instituição familiar, mas também de muita luta em sua defesa. Uma árdua luta para que a Paz de Cristo, a verdadeira Paz, possa um dia reinar permanentemente em todos os lares. Mas, se queremos a Paz — como afirma o provérbio latino “Si vis pacem, para bellum” — preparemo-nos para a guerra. A batalha contra aqueles que movem infernos e terra para destruir os valores familiares em nossa Pátria.

O vídeo no final apresenta uma orquestração do Stille Narcht (Noite Feliz), a mais bela e popular canção de Natal de todos os tempos, cantada em todas as línguas e por todos os povos. Ela foi escrita pelo Pe. Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818, ambos austríacos. Uma canção natalina tão paradisíaca e angelical que ficou conhecida também como uma "Canção do Céu"!

Natal de 2012
Paulo Roberto Campos
prccampos@terra.com.br

Diálogo entre a mula e o boi

Valdis Grinsteins


Há cerca de dois mil anos, estavam num estábulo uma mula e um boi. Como sempre acontece quando bons amigos estão juntos, comentavam notícias boas e más. Um tema habitual era o tempo, particularmente frio naquele inverno, com as abundantes nevadas — pouco frequentes, mas não anormais — perto de Jerusalém.

Outro tema habitual entre eles era a quantidade de pessoas que afluíam à pequena cidade de Belém. Nunca tinham visto antes tanta gente junta. A explicação era porque de Roma um edito de César Augusto mandara realizar um recenseamento censo, em que as pessoas deveriam apresentar-se em seus lugares de origem. Assim, numerosos judeus haviam se dirigido a este esquecido povoado para ali se inscrever. E embora alguns viessem a pé, outros se transportavam em cavalos ou camelos.
É compreensível que os habitantes do lugar assistissem interessadíssimos a este ir e vir de pessoas. O que é comum num povoado tranquilo, onde nunca ocorre nada. Além do mais, os recém-chegados eram em geral pessoas que viviam ou em Jerusalém ou em outros lugares mais interessantes do que a pequena Belém. E, como era habitual, depois de conversarem com os parentes, as crianças e os jovens se dirigiam aos estábulos para admirar os cavalos, touros, camelos, enfim, todos os animais considerados mais atraentes.

Mas esse entrar e sair de crianças e jovens ocorria no estábulo ao lado, e não naquele onde se encontravam a mula e o boi. Ninguém vinha vê-los, salvo excepcionalmente alguém para dar-lhes de comer e levá-los ao trabalho. E ambos suportavam tudo isso sem ressentimentos nem complexos. Simplesmente lhes parecia que o mundo era assim. “Claro — dizia o boi —, o que é que as crianças querem ver? Elas gostam da força, que tantas pessoas elogiam. Mas a força aliada à brutalidade. Por isso preferem ver os touros, que com sua agressividade chamam a atenção daqueles que imaginam que tudo se resolve pela força. Entretanto, não as atrai o trabalho, contínuo, regular e monótono de arar os campos, que eu realizo. E como, além do mais, os bois são engordados para serem sacrificados, isso é ainda menos atraente. Ninguém quer saber de sacrifícios, de vida dura, de trabalho incessante”.

“É assim mesmo” — completava a mula. “Os cavalos, indômitos, que correm, que dão coices, que dominam pela velocidade e chamam a atenção por sua beleza, estão no centro das atenções. O mundo os admira. Mas o trabalho que eu realizo, como o de tirar água dos poços ou levar cargas, quem o admira? Quando me elogiam é porque tenho algumas qualidades que possuem os cavalos, como o vigor, a força ou o valor. Ou a sobriedade, a paciência, a resistência e o passo seguro dos burros. Mas a ideia que associam a mim é a de uma vida dura, mansa e dedicada aos demais. Exatamente aquilo do que as pessoas não querem nem ouvir falar”.
Quando a noite terminava e eles já se dispunham a dormir, o boi e a mula viram entrar no estábulo um senhor e uma jovem em avançado estado de gravidez. Com muita distinção ela se sentou num canto do estábulo, enquanto ele se dedicava a arrumar com máximo desvelo um pouco de palha para que ela descansasse melhor. Os animais ficaram com pena vendo-os em lugar tão pobre, mas o augusto casal não se queixava nem murmurava. Certamente ele havia pedido para pousar na casa de algum dos parentes que tinham no povoado, mas por serem pobres, apesar do parentesco e de sua alta dignidade, não lhes fora concedida hospedagem. É verdade que as casas desses parentes possivelmente estivessem cheias, mas caso se tratasse de parentes ricos, sem dúvida lhes teriam fornecido hospedagem. E não tendo aonde ir, tinham vindo a este estábulo, o menos visitado. E, por isso mesmo, o único que oferecia certa privacidade. A mula e o boi fizeram apenas o que podiam, ou seja, afastarem-se para dar-lhes um pouco mais de espaço. E foram dormir.

À meia-noite, despertou-os um som inusual. Era o choro de uma criança. A jovem Senhora havia dado à luz um filho. O recém-nascido chorava de frio. “Pobrezinho” — exclamaram a mula e o boi. “Ele está numa situação bem pior do que a nossa. Afinal de contas, Deus nos deu uma pele grossa e pelos para nos proteger do frio, e estamos bem alimentados, mas este pobre menino nasce em um lugar inóspito para tanta debilidade. Façamos a única coisa que podemos para ajudá-lo”. E, aproximando-se, passaram a respirar fortemente, para que a sua respiração e o calor de seus corpos dessem ao recém-chegado um pouquinho de aquecimento.

Aos poucos o Menino deixou de chorar, e sentindo o frio afastar-se, moveu as mãozinhas, colocando-as carinhosamente sobre a cabeça do boi e da mula, para lhes agradecer por sua por boa vontade. A mula e o boi se retiraram, para deixar o Menino dormir. E o Senhor que cuidava da jovem Senhora e do Menino deu aos animais um pouco de erva para que comessem, e de água para que bebessem.

Os dois animais imaginaram que poderiam ir dormir, mas em pouco tempo começou a chegar todo tipo de pessoas. Primeiro eram uns pastores, que já de longe vinham cantando. Admirados eles rodearam o Menino, e O ficaram contemplando longamente. Depois vieram outros pastores, depois outros e mais outros. Apareceram também pessoas simples, mas de fé robusta, que foram saudar o Menino.

Mais tarde chegou uma rica e importante caravana de reis e súditos montados em camelos belamente ajaezados. Vinham oferecer ouro, incenso e mirra ao Menino. E enquanto executavam a cerimônia de entrega dos presentes, admirados a mula e o boi contemplavam o espetáculo, escutando as músicas que cantavam em honra do recém-nascido. Mas chegaram também a seus ouvidos as reclamações de outros animais. Acostumados a ser o centro das atenções, sentiam-se contrariados por terem sido preteridos. E diziam que o boi e a mula eram um par de arrivistas que estavam ali por pura sorte, que se tivessem um pouco de conhecimento do mundo deveriam sair e deixar-lhes o lugar, pois obviamente eles estavam mais capacitados para ocupá-lo. Em suma, pura inveja. A mula e o boi não se preocuparam com esses comentários, e continuaram a cumprir seu discreto e eficaz papel de, na ausência de visitas, acercarem-se do Menino para ajudar a aquecê-lo.

Por fim, certo dia, o Senhor, a Senhora e o encantador Menino preparavam-se para sair. Mas antes, voltando-se para a mula e o boi, disse-lhes a bela Senhora: “Como vocês foram bons e generosos para com o meu filho, faço-lhes uma promessa. Até o fim do mundo, sempre que se representar uma cena de seu nascimento, vocês estarão presentes. Porque Ele veio para dar exemplo de luta contra o mal, mas também exemplo de bondade. Veio para ajudar os homens de boa vontade a vencerem os homens de má vontade, que não querem a glória de Deus”.

Esta promessa vem se cumprindo até os presentes dias, e assim continuará enquanto o mundo existir. Muitas vezes, adornamos com ovelhas, pastores, camelos e reis os presépios que montamos. Contudo, por mais pobres que eles sejam, sempre há uma mula e um boi. Porque ambos estavam ali quando nasceu o Redentor, Aquele Divino Infante louvado pelos anjos na Noite Feliz com o cântico narrado por São Lucas: “Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade!”.

E-mail para o autor: gloria.tvcatolicismo@terra.com.br




Tags: natal, Nossa Senhora, Nosso Senhor, Presépio

Clique aqui e receba as atualizações deste blog em seu Email

Reações:

ARTIGOS RELACIONADOS
“Se queres a paz natalina, prepara-te para a guerra”

Os pastores de Belém – conto de natal

Abertura da Feira de Natal em Frankfurt

Um santo natal

O furacão Sandy — tudo derrubado por terra, exceto a Imagem de nossa Santíssima Mãe

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

LINKS PARA ESTA POSTAGEM
Valores inegociáveis: Feliz Natal e bom Ano Novo!
Valores inegociáveis: Dom Mathias: crise no Ensino Fundamental e ...
Valores inegociáveis: A saudade dos presépios cheios de unção ...
Verde: a cor nova do comunismo: “Aquecimento global” parou há 16 ...
Verde: a cor nova do comunismo: Californianos passam vergonha ...
Verde: a cor nova do comunismo: Cineasta recusa oferta de Al Gore ...
Verde: a cor nova do comunismo: Lord Monckton – 1 ...
Verde: a cor nova do comunismo: Prof. Molion denuncia manobras ...
Ambientalismo inocula pânico em leitor desavisado, pelo fato de a
O homem é uma “espécie invasora”? - a cor nova do comunismo
Verde: a cor nova do comunismo: Declaração final da Cúpula dos ...
Verde: a cor nova do comunismo: CO2 nada tem a ver com o ...
Verde: a cor nova do comunismo: O que é o ambientalismo? 5, 3ª ...
Da “ecologia superficial” - a cor nova do comunismo
Verde: a cor nova do comunismo: O que é o ambientalismo? 5, 1ª ...
Verde: a cor nova do comunismo: Rio+20: ecoburocratas ...
Painel “RioMENOS20”: refutação séria e profunda das fraudes
Verde: a cor nova do comunismo: Inquisidores do “aquecimento ...
Verde: a cor nova do comunismo: Campanha do Instituto Plinio ...
Verde: a cor nova do comunismo: Desenvolvimento sustentável ...
Verde: a cor nova do comunismo: Rio+20 não visa melhorar o ...
Verde: a cor nova do comunismo: Rio+20: o gênero humano: um ...
Verde: a cor nova do comunismo: Rio+20: cientistas brasileiros ...
ONGs verdes estrangeiras assumem controle ilegal de áreas
Verde: a cor nova do comunismo: Novo Código Florestal: Reforma ...
Obama planeja fazer da “Rio + 20” uma “Woodstock verde global”
Verde: a cor nova do comunismo: Projeto de Código Florestal ...
Verde: a cor nova do comunismo: Código Florestal: princípios ...
Valores inegociáveis: Cruzada pela Família: acabou o sossego em ...
“Aquecimento global” é “negócio” obscuro para ONGs alarmistas
Verde: a cor nova do comunismo: Buraco de ozônio mantém a ...
Feijão transgênico garante alimentação segura ao Brasil, mas
Estudo afunda mito do “aquecimento global de origem humano”
Prof. Zander Navarro ea ciência manipulada pelo ambientalismo
Verde: a cor nova do comunismo: O fim mundo não chegou e o Pólo ...
“Pepinos assassinos”: quando o “ecologicamente correto” toca na
Padre Djacy, sapos e cobras, o faraó ea Campanha da Fraternidade
FAO promove comer insetos nauseabundos para “salvar o planeta”
Verde: a cor nova do comunismo: Prof. Harold Lewis: aquecimento ...
As raízes anti-humanas do movimento ambientalista (4)
Postagem mais antiga - a cor nova do comunismo
Verde: a cor nova do comunismo: Transparência no IPCC: condição ...
Verde: a cor nova do comunismo: França pune ecologistas que ...
Prof. Gustavo Baptista (2) avança idéias mas não aceita “dogmas”
Verde: a cor nova do comunismo: "O maior embuste da história"
Prof. Molion (5) desfaz falsas acusações contra a pecuária
Fracasso da Conferência de Copenhague - a cor nova do comunismo
Verde: a cor nova do comunismo: Brasil pode sair prejudicado se ...
Verde: a cor nova do comunismo: Na iminência de Copenhague ...
Verde: a cor nova do comunismo: Mais de 200 sábios alemães ...
Postagem mais recente - a cor nova do comunismo
Verde: a cor nova do comunismo: Julho bate 3.000 recordes de frio ...
Ecologismo radical é sucedâneo do marxismo, diz livro inglês
A Terra está esfriando e cientistas alarmistas corrigem dados falsos
Verde: a cor nova do comunismo: Boas notícias da natureza que a ...
Verde: a cor nova do comunismo: Arqueólogos e lingüistas revelam ...
Criar um link

3

Repercussão
"O blog Sou Conservador Sim, e daí? cumpre com extrema clareza (...) a postura [de se assumir como conservador]. Os membros do blog não realizam uma separação entre a defesa de valores familiares e aquilo que deve circular no ambiente institucional". (Jornal do Commercio, 3/7/2011)

Pesquise no blog

Translator


Receba as atualizações por e-mail
Cadastre seu e-mail:



Top 5 da Semana
Tags
Arquivo

Maconha prejudica a memória e a inteligência especialmente em adolescentes, revela pesquisa
Segundo o site UOL (27/8/2012), “pesquisadores da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos descobriram que o uso persistente e dependente da ...

Ouça As Quatro Estações de Vivaldi
A flor balança ao ritmo do vento aveludado e faz delizar por uma pétala a gota de orvalho acumulada durante à noite. Os pássaros cantam a ...

Frases Antigas
Inicio este espaço para colocar aqui as frases antigas que ficaram em destaque no topo, à direita, do blog. Convém ressaltar que a citação d...

“Se queres a paz natalina, prepara-te para a guerra”
Com meus votos de um Feliz e Abençoado Natal e um Novo Ano repleto das mais escolhidas graças da Sagrada Família — Jesus, Maria e José — p...

O Cristo Redentor do Corcovado — 80 anos (1931 – 2011)
Uma vez que no dia de hoje (12 de outubro de 2011) comemoramos o octogésimo aniversário da monumental imagem do Cristo Redentor, fazemos u...

Editores
+Lidas
+Comentadas

Editores
Luis Dufaur
Rodrigo Amorim
Edson Oliveira
Helio Dias Viana
Paulo Roberto Campos
Ivan Rafael
Marcos Luiz Garcia

Seguidores



Follow this blog

Sobre Idade Média

A cidade medieval
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Catedrais Medievais
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Castelos medievais
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Heróis medievais
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Contos e lendas da Era Medieval
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

As Cruzadas
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Orações e milagres medievais
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Jóias e símbolos medievais
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Idade Média * Glória da Idade Média
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Catolicismo

A Aparição de La Salette e suas Profecias
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Ciência confirma a Igreja
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Lourdes e suas aparições
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Luz de Cristo x trevas da irracionalidade
Saudade dos presépios e do Natal cheios de unção católica
2 semanas atrás

Catolicismo Inteligente
Repensando a metafísica eucarística
4 semanas atrás

Liga do Santo Rosario
27 de novembro de 2012 dia de N. Sra Graças – Terço em Jundiaí
4 semanas atrás

Capelania Hospitalar São Camilo
FÁTIMA E O IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
11 meses atrás

Leituras Católicas
Antonio Conselheiro e Canudos
1 ano atrás

Família e Cultura

Mulher Católica
Recesso!!
1 semana atrás

Valores inegociáveis
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Blog da Família
“Se queres a paz natalina, prepara-te para a guerra”
1 semana atrás

Teus Vestidos
Bata e Vestido [floral]
2 semanas atrás

As chamas do lar católico
Fazendo brinquedos para Lupita
4 semanas atrás

Maria Santíssima e Modéstia
Divulgando: Tirinhas da Maria
8 meses atrás

Esposa, Mãe e Dona do Lar
Dica gostosa: frango assado ao molho
1 ano atrás

Maria Rosa
Chega de ajustes no guarda-roupa!
3 anos atrás

Blogs Políticos

GPS do Agronegócio
Conspiração diabólica nos meios eclesiásticos... (Réplica?)
1 dia atrás

IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Do Presépio ao Calvário
1 dia atrás

Nobility and Analogous Traditional Elites
Prince Charles and The Duke of Westminster Come To Farmers’ Aid – The Royal Forums
1 dia atrás

AGÊNCIA BOA IMPRENSA
Do Presépio ao Calvário
5 dias atrás

Verde: a cor nova do comunismo
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Flagelo russo
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Pesadelo chinês
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

O que está acontecendo na América Latina?
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Monarquia Já
Cartão de Natal de S.A.I.R. Dom Luiz de Orleans e Bragança aos Brasileiros
1 semana atrás

Nadando contra a Maré... Vermelha
Dante, uma inspiração atemporal
1 semana atrás

Radar da mídia
Verdade: a autêntica vítima
5 semanas atrás

BLOG 7 Dias em Revista
As “conversações exploratórias” de paz: Desmobilização da Narcoguerrilha ou da Colômbia?
3 meses atrás

ARMANDO VALLADARES
El Maquinazo
5 meses atrás

Pela Legítima Defesa
que pensa a Igreja Católica sobre o desarmamento?
1 ano atrás

Blogs Interessantes

Ciência confirma a Igreja
Feliz Natal e bom Ano Novo!
1 semana atrás

Las Españas - Una Corona - Varios Reinos
NAVIDAD 2.012
1 semana atrás

Wandererfahrungen
Advent in Wien
2 semanas atrás

Rio de Janeiro resiste!
Bento XVI não negou em seu livro a Tradição do presépio
2 semanas atrás

O Pica-Pau
O cardápio, a bexiga e o mistério
2 meses atrás

O Combate
Mais de doze mil católicos isolados pela violência na Síria
4 meses atrás

Salvador Resiste!
Vergonha para a Bahia: DCE da UFBA defende o criminoso Cesare Battisti
1 ano atrás

Blog Sou Conservador Sim, e daí?
Quem Somos
Links Interessantes
Nosso Patrono
Powered by Blogger
Prêmios
Referências
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
TFP.org
Fédération Pro Europa Christiana
Talpa brusseliensis christiana
Destaque
Vídeos
Músicas Eruditas
Canto Gregoriano
Documentários

Design por Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification
acrvcatolico