André Fillipe
156

Papa Francisco: Tradição é 'a garantia do futuro'

Cidade do Vaticano, 13 de setembro de 2019 / 14h11 ( CNA ) .- A fidelidade à tradição garante um futuro frutífero, disse o Papa Francisco em uma reunião quinta-feira com uma comunidade missionária contemplativa enraizada na espiritualidade de Santo Agostinho.

“Para ser moderno, alguns acreditam que é necessário romper com as raízes. E essa é a ruína deles, porque as raízes, a tradição são a garantia do futuro ”, afirmou o Papa Francisco em 12 de setembro.

Numa audiência com quase 200 membros do Capítulo Geral dos Agostinianos Descalços, o papa explicou que a "verdadeira tradição" é como as raízes que trazem uma seiva de árvore que lhe permite crescer, florescer e dar frutos.

"Nunca se afaste de suas raízes para ser moderno, isso é suicídio", disse Francisco aos agostinianos.

A Ordem dos Agostinianos Descalços (OAD) foi fundada em 1610 como um movimento de reforma da Ordem de Santo Agostinho (OSA), que remonta a 1244.

"Nesta longa tradição religiosa iniciada por Santo Agostinho, vocês agostinianos descalços têm suas raízes", disse o papa. "Encorajo-vos a amar e aprofundar suas raízes de novo e de novo."

"Santo Agostinho é uma daquelas figuras que nos fazem sentir fascinados por Deus, que nos atrai a Jesus Cristo e nos atrai à Palavra de Deus ”, disse ele.

Além dos votos normais de pobreza, castidade e obediência, a ordem contemplativo-missionária baseada no Regimento de Santo Agostinho faz um quarto voto de humildade, que a ordem decidiu enfatizar e refletir sobre este ano com seu lema: "Feliz em servir o Altíssimo em espírito de humildade."

O Papa Francisco disse que está entusiasmado com a decisão deles de se concentrar na humildade este ano.

"A humildade é uma 'chave', uma chave que abre o coração de Deus e o coração dos homens", disse ele.

“E, antes de tudo, abre seu próprio coração para ser fiel ao seu carisma original, sempre sentir-se discípulo-missionário, disponível ao chamado de Deus”, acrescentou.

O Papa Francisco disse que estamos vivendo uma época em que a missão ad gentes está sendo renovada, exigindo docilidade ao Espírito Santo.

“Devemos sempre estar atentos e dóceis à voz do Espírito: Ele é o protagonista, é Ele quem faz a Igreja crescer! Não nós, ele. O Espírito Santo é o vento que sopra e mantém a Igreja indo com essa grande força de evangelização ”, disse ele.

Fonte: www.catholicnewsagency.com/news/pope-francis-tr…