pt.news
86

Misericórdia para os marxistas: sacerdote laicizado Ernesto Cardenal se libertou de todas as sanções - Contra sua vontade?

Papa Francisco “reabilitou” o poeta e ex-padre marxista Ernesto Cardenal, de 94 anos, atualmente hospitalizado em precárias condições de saúde.

O núncio nicaraguense “ofereceu” ao Cardenal copresidir sua primeira Eucaristia depois de mais de três décadas. No passado, Cardenal havia declarado que não estava interessado em remover as sanções contra ele.

Ele abandonou seu ministério sacerdotal em 1979 para se tornar um ministro do governo comunista da Nicarágua, que no mesmo ano havia derrubado o ditador Anastasio Somoza, o qual era apoiado pelos Estados Unidos e seus regimes de fantoches.

Nascido em uma famosa família de classe alta, Cardenal era conhecido por explorar os fazendeiros quando era proprietário de terras em sua comunidade de Solentiname.

João Paulo II o exonerou em 1985, e Cardenal nunca tentou uma reconciliação.

Cardenal é considerado um dos poetas mais importantes da América Latina. Sempre foi bem recebido entre os ricos e poderosos deste mundo.

Fotografia: Ernesto Cardenal, © Abril Cabrera, CC BY-SA, #newsJbewbhrfzi