sergio velloso
1,1 mil

A MISSA DE LUTERO

Esta noite, falarei da Missa de Lutero e da Missa do novo rito. Por que essa comparação entre a Nova Missa e a Missa de Lutero? Porque a História o diz; a História objetiva não é criação minha.(Sua …Mais
Esta noite, falarei da Missa de Lutero e da Missa do novo rito. Por que essa comparação entre a Nova Missa e a Missa de Lutero? Porque a História o diz; a História objetiva não é criação minha.(Sua Excia. mostra então um livro sobre Lutero, publicado em 1911, "DO LUTERANISMO AO PROTESTANTISMO" de Léon Cristiani) Ele fala sobre a reforma litúrgica de Lutero. Trata-se de um livro escrito em um tempo em que o autor nem conhecia nossa crise, nem o novo rito; portanto não foi escrito com segundas intenções.
Primeiramente, desejo fazer uma síntese dos princípios fundamentais da Missa, para trazer à nossa memória a beleza, a profunda grandeza espiritual de nossa Missa, o lugar que nossa Missa ocupa na Santa Igreja. Que coisa mais bela Nosso Senhor legou àHumanidade, que coisa mais preciosa, mais santa concedeu à Sua Santa Igreja, à Igreja sua Esposa, no Calvário, quando morria na Cruz? Foi o Sacrifício de Si mesmo.
O Sacrifício de Si mesmo. Sua própria Pessoa, que continua seu Sacrifício. …Mais