pt.news
88

Novas revelações sobre bispo Pineda - que foram silenciadas por Papa Francisco

A página hondurenha de notícias, ConfidencialHN.com (8 de novembro), publicou mais detalhes sobre a suposta má conduta do desacreditado bispo Juan José Pineda’s. Pineda era um estreito colaborador do cardeal de Tegucigalpa, Oscar Rodriguez Maradiaga, quem, novamente, é um dos colaboradores mais próximos ao Papa Francisco, ocupado com a "reforma da Igreja".

Pineda já foi acusado de abusar sexualmente de seminaristas e de ter uma série de amantes homossexuais. Ele supostamente também se envolveu em má conduta financeira.

Francisco nunca publicou os resultados de uma visita Apostólica de maio de 2017 a Tegucigalpa, a qual ele próprio havia ordenado. Nenhuma sanção contra Pineda foi jamais pronunciada.

Agora, ConfidencialHN relata como Pineda se apropriou de uma doação de US$ 1,3 milhão do governo, a qual desapareceu completamente. Pineda visitou várias paróquias, pedindo que os padres dessem a ele detalhes de supostos projetos a que poderiam ser destinados os fundos. Nenhuma dos projetos foi executado.

Um dos supostos amantes de Pineda, Erick Cravioto Fajardo, um leigo mexicano a quem Pineda vestiu como sacerdote para assegurar uma isenção de imposto para a compra de um carro Toyota Yaris, preparou um documento "bem escrito" para garantir a doação. O documento foi assinado pelo Cardinal Rodríguez, que nunca auditou os fundos de maneira apropriada.

ConfidencialHN firma que Pineda usou o dinheiro para "pagar por favores sexuais, manter uma rede de amantes, a quem ele comprou diversos imóveis, carros, motocicletas, viagens ao exterior com um amante pago, entre outros.

Alega-se que orgias homossexuais aconteciam seguidamente na Villa Iris, a residência do cardeal. Cravioto morava em um quarto espaçoso adjacente aos cômodos do cardeal na residência. O bispo Pineda também morou na propriedade.

Quando em viagem a diferentes municipalidades, o bispo Pineda sempre ficava em um quarto de solteiro junto do seu assistente, Oscarito.

Ele também costumava levar coroinhas, que eram seminaristas na época, para ajudá-lo a celebrar a Missa em um local chamado Valle de Angeles. Na casa, tinha apenas um cômodo com uma cama e um sofá, e Pineda era deixado com duas crianças. Parece que ele dormia com os dois em uma cama, deixando o sofá intacto.

Mais tarde, Pineda trocou seu amante Cravioto por Oscarito, e Cravioto se tornou amante de um certo Denis, que ganhou uma bolsa completa na Universidade Católica de Honduras.

Fotografia: Juan José Pineda, © House Committee on Foreign Affairs, CC BY-ND, #newsKhxmuyzerp