Idioma
Cliques
84
pt.news

Cardeal conservador faz apelo para uma - herético - "Internal-Forum-Solution" [solução de foro interno]

O cardeal conservador de Durban - África do Sul, Wilfrid Napier, atacou os jornalistas católicos Raymond Arroyo e Edward Pentin por supostamente informar "de forma inacreditavelmente unilateral" sobre Amoris Laetitia.

Ao escrever no Twitter (6 de janeiro), Napier defende o controverso documento: "'circunstâncias particulares' pode se referir ao foro interno, onde a Lei Canônica pode não se aplicar, pois o que está em jogo é a consciência da pessoa".

O padre Pius Petryk explica a Napier, no Twitter, que o casamento não pode ser declarado inválido pelo 'foro interno', pois o matrimônio "é um bem público e não meramente privado". E: "Você não pode ter um casamento declarado nulo para apenas uma das partes".

A teoria de Napier de um 'foro interno' foi condenada. João Paulo II disse, em fevereiro de 1995, que um casamento pode ser declarado nulo somente pela autoridade legítima e nunca por um julgamento privado. O cardeal James Stafford escreveu, em 2005, que "recorrer à chamada 'solução de foro interno' para resolver conflitos decorrentes de matrimônios irregulares é duvidoso."

Fotografia: Wilfrid Napier, © GovernmentZA, CC BY-ND, #newsPukkrkayzr

Escreva um comentário …