Recolhimento de Abril #EmCasa

Faça uma pausa para um recolhimento on-line. Neste mês o tema proposto para reflexão é “A Luz da fé”.

∙ Download do material para o recolhimento em PDF

1. Para Começar
2. Meditação: “Sentido divino da vida, à luz da fé”
3. Leitura
4. Exame de Consciência
5. Meditação: Ser “luz do mundo”.


1. Para Começar

O recolhimento é uma pausa nas atividades diárias para estar a sós com Deus e considerar como vai a nossa vida cristã, família, trabalho, relação com os outros, todos os momentos. O roteiro que oferecemos prevê duas meditações, uma leitura espiritual e o exame de consciência.

2. Meditação: Sentido divino da vida, à luz da fé

O importante é que ao ouvir, você converse pessoalmente com Nosso Senhor e entre em um diálogo com Ele. Se precisar, você pode ir parando o áudio.


3. Leitura

O desafio peculiar da etapa histórica em que vivemos consiste, em grande medida, em conseguir comunicar a novidade de Cristo àqueles que O consideram uma figura de certa forma superada.

“A razão da nossa esperança”


4. Exame de Consciência

Coloque-se na presença de Deus e considere estas questões com tranquilidade e em silêncio:

1. Tenho fé? Não só confiança em Deus, mas fé nas verdades e nos valores contidos nos ensinamentos de Jesus Cristo e confiados por Ele à Igreja?

2. Coloco a fé religiosa no mesmo nível das opiniões ideológicas, das preferências políticas, das ideias opináveis, que cada qual escolhe ao seu arbítrio?

3. Sinto o dever, de todos os cristãos, de conhecer bem a Bíblia − especialmente o Novo Testamento − e os ensinamentos que a Igreja, transmitiu aos fiéis, como verdades de fé ou de moral?

4. Desejo enriquecer a minha fé lendo os documentos do Papa? Procuro estudar o Catecismo da Igreja Católica? Faço o possível para dar a conhecer e difundir os ensinamentos do Santo Padre?

5. Pondero os acontecimentos, as adversidades e os problemas com a luz da fé, procurando descobrir o que Deus quer de mim nessas circunstâncias?

6. Procuro adquirir a perspectiva da fé através da oração, da meditação, de uns minutos diários de recolhimento espiritual, que me ajudem a considerar o sentido da vida e de todas as coisas na presença de Deus?

7. Tenho devoção ao Espírito Santo? Peço-lhe com frequência que ilumine a minha alma e me guie no caminho da vida?

8. Sei apresentar a fé cristã em toda a sua beleza, como um dom de Deus que ilumina a alma e enche de plenitude o coração e não como um simples moralismo, como um código frio de regras?

9. Procuro que meus amigos descubram, com naturalidade, como melhora o ambiente de uma casa quando se deixa Deus entrar nela?

10. Alegro-me ao perceber que Deus conta comigo neste mundo e que eu posso contar com Deus e com a intercessão maternal de Nossa Senhora, “Mãe da santa esperança”?

Ato de contrição


5. Meditação: Ser “luz do mundo”.
Difundir a luz, a doutrina da fé e da moral, especialmente dando a conhecer os ensinamentos do Papa.

O importante é que ao ouvir, você converse pessoalmente com Nosso Senhor e entre em um diálogo com Ele. Se precisar, você pode ir parando o áudio.