23:05
IRMAOS LUMIERE
619
CONCELHO DE MONTALEGRE, NA REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES, EM PORTUGAL. Montalegre é uma vila portuguesa, sede de um município raiano, no norte de Portugal. O concelho de Montalegre é, com Boticas, um dos …Mais
CONCELHO DE MONTALEGRE, NA REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES, EM PORTUGAL.

Montalegre é uma vila portuguesa, sede de um município raiano, no norte de Portugal.

O concelho de Montalegre é, com Boticas, um dos dois concelhos do Barroso. Barroso, ou Terras de Barroso, é o nome dado, actualmente, à região formada pelos concelhos de Montalegre e Boticas.

Região muito pluviosa e com muitas nascentes, as suas águas dividem-se no planalto dando origem aos rios Cávado, Tâmega, Rabagão e a um grande número de ribeiros que atravessam esta região montanhosa e dão vigor aos prados naturais.

Do seu importante património arquitetónico destaca-se o Castelo de Montalegre, uma das principais referências arquitetónicas do concelho, fundado no século XIII e reedificado em 1331; o Mosteiro de Pitões; a Ponte da Misarela; a Igreja Românica de S. Vicente; a Casa do Cerrado em Montalegre; o Paço de Vilar de Perdizes; a Torre do Boi de Travassos; a Igreja de Paredes; o Castro de Pedrário; a Casa do Navegador Cabrilho e os Monumentos Funerários Cista-Vila da Ponte.

O artesanato está muito ligado à região de Barroso, vivendo ainda no concelho alguns artesãos. Destacam-se as típicas capuchas, as típicas croças (capas de junco) e as capas de burel.

A agricultura é uma atividade importante neste concelho, que gradualmente vai deixando de ser de subsistência, modernizando-se as suas explorações ao mesmo tempo que se investe na promoção e valorização de produtos tradicionais regionais.

A existência de águas abundantes favorece as pastagens, que muitas vezes ocupam socalcos, onde se cria uma raça bovina particular (barrosã). A pecuária e a criação de porcos são também atividades importantes.