Clicks76
pt.news

Bispo: “Francisco quer que as Missas Romanas sejam celebradas em academias ou salões paroquiais?”

O bispo de Springfield (Illinois, Estados Unidos), Thomas Paprocki, advogado canônico, chamou Traditionis Custodes de Francisco de "confuso" e "mal escrito".

Ele observou, falando a CatholicWorldReport.com (27 de julho), que a Missa Romana não é mais permitida nas igrejas paroquiais, mas ao mesmo tempo um bispo tem que "reter" paróquias já erigidas para a Missa Romana se isso for espiritualmente útil.

Paprocki pergunta onde essas Missas Romanas deveriam ser celebradas senão nas igrejas paroquiais: “Não creio que seja intenção do Santo Padre expulsar as pessoas das igrejas e obrigá-las a celebrar a Missa em uma academia ou salão paroquial, ou que tenhamos de redesignar igrejas como santuários ou oratórios”.

Portanto, Paprocki foi o primeiro bispo que dispensou a proibição de celebrar Missas Romanas nas igrejas paroquiais. Vários bispos o seguiram, incluindo até mesmo o cardeal pró-homossexual de Viena, Schönborn, que “permitiu” que a Missa Romana continuasse na igreja paroquial de São Roque, em Viena.

Fotografia: © Joseph Shaw, CC BY-NC-SA, #newsWmcypohnsc