01:23:51
Heresia disfarçada: mais difícil de combater do que erro declarado - O relativismo Neste Santo do Dia (de 4-10-1975), o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira demonstra a afirmação enunciada no título …More
Heresia disfarçada: mais difícil de combater do que erro declarado - O relativismo

Neste Santo do Dia (de 4-10-1975), o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira demonstra a afirmação enunciada no título acima, discorrendo a respeito do relativismo. A conferência é tão rica em diferentes e numerosos ensinamentos exemplificados, que seu mero enunciado seria alongar inutilmente esta apresentação. Mas inclusive conta Dr. Plinio quando, em sua juventude, estava fazendo um banho de mar e foi levado pelas águas até ficar alguns metros abaixo da superfície e... Bem! Mais vale a pena, aos que desejarem, ouvir sua própria narração.
Ilustração: Jazigo dos zuavos pontifícios que o Papa Pio IX mandou que fosse construído para os soldados que morreram pelo Papado (séc. XIX – cemitério do Verano, em Roma). Este bem-aventurado Pontífice quis ser enterrado o mais próximo possível desses valorosos soldados e, por tal motivo, suas veneráveis relíquias se encontram na basílica de São Lourenço fora dos Muros (San Lorenzo fuori le Mura).
Em tal jazigo, podem-se ler as seguintes frases: "Accipe sanctum gladium, munus a Deo, in quo dejicies adversarios populi mei Israel - Toma a espada sagrada como dom da parte de Deus; com ela abaterás os inimigos" (2 Maccab. XV, 16). E, do outro lado, esta outra: "Non in multitudine exercitus victoria belli, sed de coelo fortitudo est - a vitória na guerra não depende do número das forças, mas do Céu de onde provém o socorro" (1 Maccab. III, 19). A fotografia foi feita por José Luis de Freitas Baptista.