Clicks322
pt.news
1

Um santo? Faleceu Don Justo, que construiu catedral sozinho

Justo Gallego Martinez, criador da Catedral Nuestra Señora del Pilar ("Catedral de sucata"), em Mejorada del Campo, Espanha, faleceu no domingo, aos 96 anos, em sua cidade natal.

Ele começou a construção em 1961 sem planos e sem guindaste, trabalhando sozinho, usando apenas lixo do polígono industrial nas proximidades, começando seu dia de trabalho às 6h, exceto aos domingo.

Aos dez anos, durante a Guerra Civil Espanhola, ele testemunhou como os comunistas lutando contra General Franco atiraram em padres e saquearam a igreja em Mejorada. Isso o fez perder seu respeito pela administração socialista da cidade.

Justo se tornou trapista, contraiu tuberculose, foi incapaz de seguir a vida trapista ascética e saiu pouco antes de fazer os votos finais. Ele prometeu à Nossa Senhora do Pilar que construiria um santuário se recuperasse a saúde. Quando isso aconteceu, começou a construir em um terreno herdado de seus pais.

A imponente construção (55 m x 25 m, 35 m de altura) apresenta uma série de torres semiacabadas, enquanto as paredes internas são decoradas com afrescos.

Quando Justo começou, as pessoas o chamavam de "padre maluco", mas ele não ligava. “O que fiz, fiz pelo Senhor”, dizia Gallego, “nunca estive com uma mulher. Para mim, a Igreja é minha vida, minha esposa, meu filho”.

Os bispos espanhóis recusaram-se a aceitar a Catedral como igreja.

Fotografia: © wikipedia, CC BY-SA, #newsRcipbsvwhl






WKDarkSide
Por que será que os bispos modernos recusaram aceitar tal obra? Será que é por causa da arquitetura não-modernista? Hum, grande mistério...