Clicks3.8K
h2onews.org
Santuário de Nossa Senhora das Dores em Kibeho. Kibeho é uma pequena localidade no sul de Ruanda, no atual distrito administrativo de Nyaruguru, a 162 km da capital do país, Kigali. Mas Kibeho é …More
Santuário de Nossa Senhora das Dores em Kibeho.

Kibeho é uma pequena localidade no sul de Ruanda, no atual distrito administrativo de Nyaruguru, a 162 km da capital do país, Kigali. Mas Kibeho é também o nome de uma das paróquias da diocese de Gikongoro, fundada em 1934 e dedicada a Nossa Senhora. A paróquia de Kibeho é conhecida hoje sobretudo como um local de aparições marianas e de peregrinação aprovado pela Igreja.

As aparições de Kibeho iniciaram em 28 de novembro de 1981 e se concluíram em 28 novembro de 1989. A primeira vidente foi uma jovem de 16 anos, Alphonsine Mumureke, que teve suas visões no colégio. No inicio, professores e alunos não acreditaram e muitos gozaram dela. Mas, sucessivamente, outras três jovens do colégio afirmaram ter visto as visões: Natalie Mukamazimpaka, de 17 anos, que viu a Virgem por cerca de dois anos a partir do mês de janeiro de 1982, e Marie-Claire Mukamgango, de 21 anos, a quem a Virgem apareceu desde o mês de março até o mês de setembro de 1982. Marie-Claire recebeu como missão difundir na Igreja a Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora.

Outras quatro testemunhas também relataram visões, mas não receberam o reconhecimento oficial da Igreja.

Para seis testemunhas, as aparições se interromperam em 1983 e somente Alphonsine continuou a ter visões em 28 de novembro de todos os anos, até 1989. A todos os videntes, Maria se apresentou como “Mãe do Verbo” (em língua local: "Nyina Wa Jambo").

Em Kibeho, a mensagem entregue por Maria é um apelo urgente ao mundo... Um apelo ao arrependimento e à conversão dos corações, à oração sincera, e a amar e abraçar uma fé viva. Mas é sobretudo um apelo à reconciliação. Maria convida a renunciar ao pecado, a deplorar tudo o que é idolatria, falta de respeito, materialismo, hipocrisia e imoralidade sexual.

Maria encoraja o mundo a mudar enquanto ainda há tempo, advertindo contra as graves consequências do seu estado moral atual. Em 15 de outubro de 1982 as visões são terríveis: derramamento de sangue, pessoas que se massacram, cadáveres abandonados sem sepultura; visões que se revelam proféticas à luz dos dramas humanos vividos em Ruanda e na região dos Grandes Lagos entre 1994 e 1995, com a guerra civil entre as etnias Hutu e Tutsi. Em poucos meses, o genocídio em Ruanda causou 800.000 mortos, dos quais três bispos e mais de 400 padres e religiosos. Inclusive uma das videntes, Marie-Claire, morreu durante o massacro.

Em 15 agosto de 1988, o bispo da diocese de Butare, Dom Jean Battista Gahamanyi, aprovou o culto público e deu ao santuário mariano de Kibeho o título de "Nossa Senhora das Dores ". Já em 21 de junho de 2001, a Santa Sé se expressou favoravelmente em favor das aparições.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS DORES

Santa Maria, Nossa Senhora das Dores,
ensina-nos a compreender o valor da Cruz na nossa vida,
para que completemos no nosso corpo o que falta à Paixão de Cristo,
em benefício do seu Corpo Místico, que é a Igreja.
e quando terminará a nossa peregrinação sobre esta terra,
permita que possamos viver eternamente no Reino dos …