pt.news
198

Rigidez blindada: Vaticano nega TODO pedido para celebrar a Missa Romana

Joseph Shaw (LmsChairman.org, 12 de agosto) obteve a cópia de uma carta que o neocardeal Arthur Roche está enviando a TODOS OS BISPOS, solicitando permissão para os padres celebrarem a Missa Romana.

Roche escreve que "este Dicastério [para a liturgia] é de opinião que [esta permissão] não seria uma decisão oportuna. Portanto, negamos o pedido".

Ele explica que as intenções [rígidas] de Francisco em Traditionis Custodes são “bastante claras” e que ele as sublinhou em sua “Carta aos Bispos de todo o mundo” e em sua “Responsa ad dubia”.

Roche cita Sacrosanctum Concilium (Vaticano II) e Desiderio Desideravi sobre “o desejo de Francisco de que a unidade em torno da celebração da liturgia seja restabelecida” – como se houvesse QUALQUER unidade em torno do Novus Ordo.

A última frase de Roche é que "é claro que não há dificuldade para o padre [nome omitido] celebrar a missa de acordo com a editio typica tertia (2008) do Missal Romanum".

Shaw percebe que as razões para recusar o pedido são totalmente gerais, enquanto até mesmo Francisco forneceu explicitamente a concessão da permissão.

Fotografia: © Joseph Shaw, CC BY-NC-SA, #newsNqfsyqztan