34:33
Idade Média: bonito rascunho do que será o Reino de Maria Como é que nós podemos descrever o futuro? Descrever o passado, a gente vai aos documentos antigos e estuda como foi e descreve. Descrever o …More
Idade Média: bonito rascunho do que será o Reino de Maria

Como é que nós podemos descrever o futuro? Descrever o passado, a gente vai aos documentos antigos e estuda como foi e descreve. Descrever o presente, dir-se-ia que é mais fácil, porque está debaixo dos olhos. Mas, às vezes, é mais difícil. Porque o passado, uma vez que os homens morrem e saem da cena histórica, todas as coisas escondidas aparecem: os biombos saem, as máscaras caem... e a gente fica vendo muita coisa como era e não aparecia no tempo em que a gente estava vivo. Mas, descrever o futuro, quem o poderá descrever? Entretanto, eu acho que vossa pergunta é muito natural. Uma vez que nós vos convidamos para uma longa navegação, na qual vamos encontrar, do outro lado desse oceano de tempo, vamos encontrar o Reino de Maria, é natural que quem vá começar a navegação, pergunte: mas, afinal como vai ser a terra que vou encontrar do lado de lá?
Eis o tema do Encerramento de Simpósio realizado para jovens que estavam conhecendo a TFP brasileira, e que foi tratado pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (a 17 de novembro de 1985) com sua clareza, lógica, entusiasmo e sobretudo sua Fé, que o caracterizaram ao longo de sua existência, dedicada em favor dos ideais da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana e, pois, pela Civilização Cristã.
Para o texto com a transcrição da presente conferência, clicar em Idade Média: bonito rascunho do que será o Reino de Maria. Encerramento do Simpósio na sede Amparo de Nossa Senhora, 17-11-1985 (com áudio e texto)
Montagem fotográfica: atrás de Imagem de Nossa Senhora de Fátima, um dos vitrais da Sainte Chapelle, em Paris, mandada construir pelo Rei São Luís IX de França, para abrigar relicário com a Coroa de Espinhos usada por Nosso Senhor, durante Sua Paixão e Morte. Foto de Paulo R. Campos (da Agência Boa Imprensa, ABIM).