André Fillipe
285

Papa Francisco dá um "puxão de orelhas" nos bispos alemães

ROMA - Enquanto a Igreja Católica na Alemanha se prepara para iniciar um processo sinodal motivado em parte pelo desejo de impedir uma hemorragia de fiéis, o Papa Francisco enviou-lhes uma carta lembrando-lhes que não andam sozinhos, mas com a Igreja universal.

Na missiva ele também lembra aos alemães que uma reforma “estrutural”, simplesmente mudando para se adaptar aos tempos modernos, não é a solução.

A razão de ser da Igreja , escreveu Francisco em uma carta divulgada no sábado no Vaticano, é que Deus “amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho para que todos os que nele crêem não morram, mas tenham a Vida eterna”.

Isso significa que a transformação e a revitalização procuradas pela Igreja alemã com um sínodo convocado pela Conferência Episcopal, não podem ser simplesmente uma “reação a dados ou demandas externas”, incluindo uma queda nos nascimentos e no envelhecimento das comunidades. Embora estas sejam “causas válidas”, escreveu Francisco, visto fora do mistério eclesial, elas poderiam estimular uma atitude reacionária.

A carta do papa aos católicos da Alemanha acontece três meses depois que o cardeal Reinhard Marx de Munique e Freising anunciou que a igreja local estava embarcando em um “processo sinodal vinculante” para enfrentar o que ele diz serem os três principais problemas decorrentes da crise do abuso clerical: Celibato sacerdotal, o ensinamento da Igreja sobre a moralidade sexual e uma redução do poder clerical.

A verdadeira transformação, escreveu Francisco, "exige uma conversão pastoral".

“Somos solicitados a uma atitude que, buscando viver e tornar o evangelho transparente, rompe com 'o cinza pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, na qual tudo parece prosseguir normalmente, enquanto que, na realidade, a fé está desgastando e se degenerando em mocinho ”, Francis argumentou, citando sua exortação apostólica de 2013, Evangelii Gaudium , que por sua vez estava citando o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa emérito Papa Bento XVI.

Ao longo da carta de sete páginas, Francis cita seu antecessor alemão com frequência. A primeira vez é quando ele diagnosticou a Igreja local, com a “crescente erosão e decadência da fé”.

Essa deterioração, escreveu Francisco, é multifacetada e não tem uma solução fácil. O critério por excelência, escreveu ele, guiando a Igreja e seu discernimento deve ser a evangelização, já que esta é sua “missão essencial”.

Acreditar que as soluções são puramente estruturais, argumentou Francis, é "uma das primeiras grandes tentações no nível eclesial".

“Sem ter o Evangelho como alma”, escreveu Francisco, um corpo eclesial bem organizado e até modernizado poderia tornar-se um cristianismo “gasoso” que não tem zelo evangélico.

“Cada vez que a comunidade eclesial tenta sair sozinha de seus problemas e se concentra exclusivamente em suas forças ou seus métodos, sua inteligência, sua vontade ou prestígio, acaba aumentando e perpetuando os males que estava tentando resolver”, disse Francis.

Não importa quão desafiador seja o cenário, insistiu o pontífice, ele não pode fazer com que a Igreja perca de vista o fato de que sua missão não se baseia em previsões e cálculos, pesquisas eclesiais, políticas e econômicas ou planos pastorais.

No final, ele escreve, tudo se resume ao amor de Deus por seus filhos.

Seu amor “nos permite levantar nossas cabeças e começar de novo, com uma ternura que nunca nos decepciona e que sempre pode nos devolver a alegria”, escreve Francis. "Não fujamos da ressurreição de Jesus, nunca nos declaremos mortos, não importa o que aconteça."

A comunidade eclesial, continua ele, precisa perguntar o que o Espírito Santo está dizendo à Igreja hoje, reconhecendo os sinais dos tempos, o que não significa simplesmente adaptar-se ao espírito dos tempos sem questionar.

A evangelização, argumentou Francisco, é uma conversão do amor para aquele que "nos amou primeiro", é para ajudar a paixão de Cristo a tocar nas "múltiplas paixões e situações" onde Cristo continua a sofrer devido ao pecado e à desigualdade. Entre os exemplos de situações que fazem com que Cristo sofra hoje, o pontífice listou a escravidão moderna, os discursos xenófobos e uma cultura baseada na indiferença e no individualismo.

Falando sobre o caminho sinodal que a Igreja alemã está prestes a embarcar, Francisco disse que tem que estar enraizado no Espírito Santo e que tem que ser um “andar juntos” de toda a Igreja, envolvendo os leigos, os religiosos, o clero. e os bispos.

“A perspectiva sinodal não anula os antagonismos ou as perplexidades, nem os conflitos estão subordinados a resoluções sincretistas de 'bom consenso' ou resultantes da elaboração de censos ou pesquisas sobre este ou aquele tópico”, disse ele, instando os alemães a rezar , faça penitência e participe de adorações eucarísticas.

Estas três atitudes, disse ele, são "verdadeiras medicinas espirituais" que permitem àqueles que as vivem experimentar o que é ser um cristão que sabe que é abençoado e membro da Igreja das Bem-aventuranças.

Por fim, o pontífice argentino também lembrou à Igreja alemã que a Igreja local caminha ao lado da Igreja universal, e se eles são separados dela, tornam-se fracos e morrem, daí a necessidade de manter viva a comunhão.

Citando um dos autores mais famosos de seu país, Martin Fierro, o papa escreveu: “Que os irmãos sejam unidos, porque essa é a primeira lei; que eles possam ter verdadeira unidade, em qualquer tempo, porque se entre eles eles lutarem, aqueles de fora irão devorá-los. ”

Neste caso, ele disse que “os de fora” são um: “o pai da mentira e da divisão”, o Diabo, que “nos obrigando a procurar um bem alegado ou uma resposta a uma situação específica, acaba fragmentando o corpo de o santo e fiel povo de Deus. ”

Fonte: cruxnow.com/…/francis-warns-g…