01:53
Amasiado
436
Tornado deixa 19 pessoas feridas em cidade do sudoeste do Paraná. Um tornado deixou 19 pessoas feridas e muita destruição na noite desta segunda (13) em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. As …More
Tornado deixa 19 pessoas feridas em cidade do sudoeste do Paraná.

Um tornado deixou 19 pessoas feridas e muita destruição na noite desta segunda (13) em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. As imagens mostram o estrago. Os ventos de 115 km/h arrancaram árvores, postes, destruíram lavouras e aviários inteiros. Na área rural, carros e caminhões foram arremessados longe pela força do vento. Cinco casas ficaram destruídas.

No vídeo, veja o que restou de uma casa de 90 m² que tinha banheiro, cozinha, lavanderia, sala e três quartos. Na hora do temporal, 15 pessoas comemoravam um aniversário. Quem pôde, se jogou embaixo de uma mesa, mas não teve jeito. Todos foram arrastados pelo vento.

“Depois, foi aquela correria para cada um localizar os seus filhos. Teve a minha sobrinha que foi para lá na frente daquele caminhão branco. A minha mãe, o fogão a lenha trouxe ela aqui, jogou aqui fora”, diz o autônomo Manoel Soares. A mãe do seu Manoel é a única do grupo que continua internada com suspeita de fratura na perna. Os outros foram liberados pelos médicos.

Nesta terça (14), a auxiliar de produção Elza Rodrigues voltou pra ver o que restou da casa e procurar documentos. Conseguiu encontrar uma foto antiga e a escritura da propriedade. “Era uma trovada, um ronco muito feio. Aquilo começou a jogar terra em cima, pedaço de madeira e tudo em cima de nós. Quando nós nos levantamos, não tinha teto, não tinha parede mais. Só estava o piso e essa devastação aqui”, conta.

Na cidade, quatro bairros foram atingidos pelo tornado. Monique lamenta o estrago na casa dela. “Nós vamos ter que desmontar ela toda e tentar localizar em outro lugar”, diz.

“Eu só tenho a agradecer, que deus deve gostar muito de nós. Apesar de tudo isso que aconteceu, nós temos que festejar ainda. A maioria já está bem”, afirma Manoel. Saiba mais...