pt.news
106

Francisco condena ética da situação e, depois, a prega

Francisco disse aos jesuítas, durante a sua viagem à Tailândia que a questão sobre divorciados que [ilegalmente] se casam novamente pode ser respondida de duas maneiras:

"De uma maneira casuística que, no entanto, não é cristã, mesmo que possa ser eclesiástica; ou de acordo com o Magistério da Igreja, como no oitavo capítulo de Amoris Laetitia, que é viagem, acompanhamento e discernimento para encontrar soluções.

Isso não tem nada a ver com a ética da situação, mas com a grande tradição moral da Igreja"
(Transcrição: LaCiviltaCattolica.it, 5 de dezembro).

Francisco está errado a cada frase:

- "cristão" e "eclesiástico" não podem ser colocados em contraste um com o outro.
- O seu conceito pessoal, publicado em um rodapé de Amoris Laetitia, não é o Magistério da Igreja.
- Amoris Laetitia é um exemplo infeliz da ética da situação - condenada por Francisco - que permite atos malignos como adultério em certas situações.

No contexto de outra questão, Francisco novamente pregou a ética da situação afirmando que "não existem regras que sejam definitivas e sempre válidas", uma tese que parece cancelar os Dez Mandamentos.

O restante de suas declarações era sobre promover política esquerdistas, como alarmismo climático ("a sobrevivência do planeta é um tema fundamental"), imigração em massa ("refugiados são material de descarte"), promoção do tráfico humano ("o Mediterrâneo se tornou um cemitério") e comparar muros que supostamente separam pais e filhos com o infanticídio de Herodes.

Fotografia: © Mazur, CC BY-SA, #newsOwnzodphup