pt.news
162

Abolir o celibato será irrevogável - Cardeal Eijk

Permitir que sacerdotes se casem não é a solução, disse o cardeal Willem Eijk, de Utrecht - Holanda, ao site Il Giornale.it (13 de dezembro). Se o celibato fosse abolido em alguns territórios, surgiria …Mais
Permitir que sacerdotes se casem não é a solução, disse o cardeal Willem Eijk, de Utrecht - Holanda, ao site Il Giornale.it (13 de dezembro).
Se o celibato fosse abolido em alguns territórios, surgiria a “desigualdade”: “Uma vez decidido assim, torna-se irrevogável”, explicou Eijk. Isso significaria a perda de uma “esplêndida e frutífera tradição [apostólica] da Igreja latina”.
O cardeal ressalta ainda que os divorciados que se casam novamente não podem receber a Sagrada Comunhão e que essa “doutrina e prática” [apostólica] de longa data “não pode ser mudada por notas de rodapé [em Amoris Laetitia] nem por entrevistas em voos [de Francisco].
Eijk salienta que a doutrina católica “é válida para todo o mundo” e pede a Francisco “que nos dê clareza sobre isso”.
Ele se opõe à situação criada por Francisco de que, “em uma província eclesiástica se propõe e se pratica uma coisa e, em outra, se promulga outra coisa."
Fotografia: © Mazur/catholicnews.org.uk, CC BY-SA, #newsAymwsagqcr