Clicks217

FESTA DA PÁSCOA NA VILA DE CASTELO DE VIDE, EM PORTUGAL

IRMAOS LUMIERE
A Páscoa é a festa identitária e de excelência que enche de orgulho os castelo-videnses e as suas instituições. Com celebrações sagradas e rituais pagãos, respira-se o incenso da fraternidade, da …More
A Páscoa é a festa identitária e de excelência que enche de orgulho os castelo-videnses e as suas instituições.

Com celebrações sagradas e rituais pagãos, respira-se o incenso da fraternidade, da tolerância e da esperança. As raízes mais do que religiosas são antropológicas, profundas e difusas. Reminiscência de outros tempos em que os rebanhos de borregos enchiam a vila, hoje, o Sábado de Aleluia ainda traz ao adro da Matriz alguns ovinos para receberem a bênção do pároco antes da imolação. À noite, após a vigília pascal, os fiéis saem do templo e juntam-se à multidão que festeja a Aleluia pelas ruas da vila num som inolvidável. São milhares de chocalhos que badalam noite dentro.

No Domingo de Páscoa a Ressurreição encerra o momento mais solene da festa. A bandeira municipal congrega as forças vivas do concelho em seu redor e tem lugar a singular procissão dos estandartes das corporações, dos ofícios, das colectividades e demais organizações que nela desfraldam a história do património intangível que simbolizam.