Cliques255

MARQUÊS DE POMBAL, ESTADISTA PORTUGUÊS

IRMAOS LUMIERE
Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras (Lisboa, 13 de maio de 1699 – Pombal, 8 de maio de 1782[1]) foi um nobre, diplomata e estadista português. Foi secretário de …Mais
Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras (Lisboa, 13 de maio de 1699 – Pombal, 8 de maio de 1782[1]) foi um nobre, diplomata e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.

É considerado o mais famoso político português do século XVIII.

Conheceu a pujança do comércio inglês e a autoridade do absolutismo austríaco. Esses serão os dois pilares da obra que tentou empreender em Portugal durante 27 anos.

Quis transformar o país dos marialvas e dos conventos num activo entreposto comercial. Usou para isso de uma energia que lhe ganhou tantos admiradores como inimigos.

Este video foi realizado no sumptuoso Palácio que lhe serviu de residência em Oeiras. Vila da qual recebeu o titulo de Conde, antes de ser agraciado com o de Marquês de Pombal.