Cliques320

FESTA DA FLOR NA VILA DE CAMPO MAIOR, EM PORTUGAL (2)

IRMAOS LUMIERE
1
Esta festa, na vila de Campo Maior, encanta qualquer pessoa, porque é um evento único com ruas cheias de gente e cor, e bastante fotogénicas, mas acima de tudo porque nesta festa se nota o sentido …Mais
Esta festa, na vila de Campo Maior, encanta qualquer pessoa, porque é um evento único com ruas cheias de gente e cor, e bastante fotogénicas, mas acima de tudo porque nesta festa se nota o sentido de comunidade, a força de vontade de um povo, porque afinal esta festa só se realiza quando a população da vila o quer.

Diz a História que a festa remonta ao ano de 1893, na altura festejava-se o padroeiro da vila, S. João Baptista. A festividade aconteceu, anualmente, até 1898. Depois de um interregno, retomou em 1921, por vontade do povo, o que terá dado origem ao nome “Festas do Povo de Campo Maior”. O papel apareceu como elemento decorativo e a iluminação eléctrica permitia que a festa decorresse noite dentro.

Para dar a conhecer ao mundo esta tradição popular, está a ser preparada a candidatura das Festas do Povo, a Património Cultural Imaterial da Humanidade na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Vamos aguardar até 2017, e esperar que a UNESCO reconheça estas festas como uma “maravilha mundial”. Até lá deixamos o testemunho visual desta festa para que aqueles, que não podem ir, possam ficar com um vislumbre do que foi e para animar os indecisos a rumarem às Festas do Povo de Campo Maior. Porque vale mesmo a pena.
Maria Tecina dos Santos gosta disto.