01:18
h2onews.org
4,3 mil
Nigéria: bispo esclarece que não se trata de violência religiosa. Os recentes atos de violência entre cristãos e muçulmanos, que causaram cerca de 200 mortos e 10 mil refugiados na cidade nigeriana …Mais
Nigéria: bispo esclarece que não se trata de violência religiosa.

Os recentes atos de violência entre cristãos e muçulmanos, que causaram cerca de 200 mortos e 10 mil refugiados na cidade nigeriana de Jos “não se devem a motivos religiosos mas sim a interesses políticos”. Foi o que denunciou o arcebispo de Abuja, Dom John Onaiyekan, em uma mensagem publicada pela agência de notícias Fides.

Dom Onaiyekan demonstra o seu pesar pela destruição “totalmente evitável” de “vidas e propriedades”, assim como pelo sofrimento causado “a diversas famílias e comunidades”. “Estamos preocupados pelo fato de que os lugares de culto foram alvos das violências”.

A violência se perpetrou tanto contra igrejas como contra mesquitas. O prelado apresenta suas condolências, em nome da Associação Cristã da Nigéria que ele preside, a “todos aqueles que perderam entes queridos e propriedades neste desafortunado incidente”, e especialmente reza “pelas almas dos que morreram”. O Papa classificou os ataques de violência “cruel e insensata”.