Clicks304

RENDER DA GUARDA PRESIDENCIAL EM ATENAS, A CAPITAL DA GRÉCIA

IRMAOS LUMIERE
1
Evzones, é o nome das unidades de elite da infantaria do exército grego. Hoje, ele se refere aos membros da Guarda Presidencial, uma unidade de elite cerimonial que guarda o túmulo grego do Soldado …More
Evzones, é o nome das unidades de elite da infantaria do exército grego. Hoje, ele se refere aos membros da Guarda Presidencial, uma unidade de elite cerimonial que guarda o túmulo grego do Soldado Desconhecido, a Mansão Presidencial e o portão do quartel dos Evzones em Atenas. Os Evzones são conhecidos também, coloquialmente, como Tsoliades. Os Evzones foram estabelecidos oficialmente pelo Rei Otto Grécia em suas aparições oficiais.

Embora a Guarda Presidencial seja uma unidade predominantemente cerimonial, todos os Evzones são voluntários do Exército, Infantaria, Artilharia e Corpo Blindado. Evzones potencial são normalmente identificados nos centros de treinamento de recrutas do Exército durante o treinamento básico; há uma exigência mínima de altura de 1,86 m para participar.

A unidade é famosa em todo o mundo pelo seu tradicional uniforme, que evoluiu a partir das roupas usadas pelos que combateram a ocupação otomana da Grécia. O item mais visível desse uniforme é a fustanella, uma peça de roupa como um kilt. Sua bravura e vestimenta peculiar transformou-os em uma imagem popular do soldado grego, especialmente entre os estrangeiros.

Através da história os batalhões de Evzones tornaram-se símbolos de bravura para o povo grego. Hoje em dia, os Evzones, chamados soldados da Guarda Presidencial, realizam missões simbólicas, protegendo o "Syntagma" (a Casa do Parlamento grego) e a casa do presidente.

A Praça Syntagma em Atenas além de ser ponto turístico da cidade, é palco de muitas manifestações populares por estar localizada em frente ao Parlamento Helénico, sede do Poder Legislativo da Grécia. E é em frente ao Parlamento que ocorre a coreografada troca da guarda.

O prédio do Parlamento representa o período inicial do neoclassicismo na Grécia. Foi construído entre 1836 e 1840 e servia originalmente como o palácio de Otto, príncipe da Bavária, que veio a se tornar o primeiro rei da Grécia após o fim da ocupação Turca. Posteriormente serviu de residência para o rei George I. Após danos causados por fogo, o prédio foi abandonado pela família real em 1922 e então remodelado para abrigar o Parlamento grego em 1930, recebendo o nome de Parlamento Helénico. A primeira sessão parlamentar ocorreu em 1935.

Hoje em dia, o prédio já passou por várias reformas de modernização (tanto internas quanto externas) e serve ainda como sede do Parlamento Grego, abrigando a sala da Assembléia Nacional, bem como o escritório do presidente da Assembléia e arquivos.

Em frente ao prédio estão localizadas duas guaritas de cor branca e telhado azul representando as cores da bandeira grega onde ficam os guardas presidenciais (evzones) do Parlamento.

No centro está o Túmulo do Soldado Desconhecido inaugurado em 1932 elaborado pelo arquiteto Emmanuel Lazarides. O monumento é formado por um nicho onde está ilustrada a imagem de um soldado grego deitado, além do túmulo.

A cada hora, ocorre a troca da guarda de forma extremamente coreografada. Essa troca na verdade é uma troca de lado dos evzones e segundo dizem ocorre para que seja uma “descanso” dos guardas após ficar uma hora parado no mesmo local. Já a cerimônia oficial de troca da guarda ocorre ao domingos às 11h, com presença da banda militar e se tornou uma das grandes atrações turísticas da cidade.

Em frente ao Parlamento está uma das praças mais importantes de Atenas, a Praça Syntagma. A praça fpi construída no início do século XIX recebendo o nome de Praça do Palácio (devido à presença do Palácio Real em frente). Em 1843, o rei Otto concedeu a primeira constituição da Grécia e em homenagem a esse evento, a praça recebeu o nome de Praça da Constituição, em grego Syntagma Square. A melhor forma de chegar à praça é de metrô, saltando na estação de mesmo nome: Syntagma.
Mario Jarra likes this.