04:49
josé vodzynski
868
Fogos de Artificio dos Desejos em Portugal. Fogos de Artifício dos Desejos Um século de tradição fogosdosdesejos.com.pt Ernest Vodzynski nasceu em 1882 na cidade de Czestochowa, (Nossa Senhora de …Mais
Fogos de Artificio dos Desejos em Portugal.

Fogos de Artifício dos Desejos Um século de tradição
fogosdosdesejos.com.pt

Ernest Vodzynski nasceu em 1882 na cidade de Czestochowa, (Nossa Senhora de Czestochowa) Polónia, padroeira do país, também conhecida no Brasil como Nossa Senhora do Monte Claro. Ainda criança ingressou no magnífico mosteiro Jasna Gora e, alguns anos mais tarde, foi transferido para a Abadia de Monte Oliveto Maggiore, Itália; pelo seu amor e devoção às escrituras sagradas e aos livros, foi trabalhar na biblioteca como restaurador de livros, mas o seu maior legado foi aperceber-se do que muitos antes dele já se haviam apercebido, inclusive o primo de Jesus "São João Baptista": o segredo por trás do fascínio e magia da arte da pirotecnia em festas religiosas realizadas por toda a América do Sul, Europa e na Ásia pelo uso sagrado em suas comemorações para espantar os maus espíritos. Segundo relatos, o padre tinha visões que, quando participavam nas festas, os fiéis homenageavam e agradeciam ao santo soltando fogos que explodiam no céu com um clarão que pareciam os anjos a anotar as preces. "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2:9.
As suas pesquisas levaram a conhecer historicamente o monge franciscano alemão Berthold Schwarz (1300-1384); segundo os registos, Berthold via um grande clarão, onde anjos apareciam com explosões de luz. A partir do início do século XIV, foi atribuída ao monge Berthold Schwarz a redescoberta da pólvora como explosivo. "Aproxima-te dos anjos e eles aproximar-se-ão de ti." Epístola de Tiago.
Ernest vodzynski, com o lema de que Os fogos não eram para serem apenas de pólvora, mas também de fé e oração, criou os fogos de artifício dos desejos para que toda a família participasse; no rótulo, além das informações gerais, está inscrita uma oração e existe espaço para fazer os seus pedidos e enviar aos anjos, para comemorar aniversários, passagens de ano etc. Para festas não religiosas, Ernest criou fogos em que os pedidos são feitos pela personagem mais famosa da obra medieval árabe As Mil e Uma Noites, o génio da lâmpada de Aladino que concede três desejos, um símbolo de que podemos ser e ter, o que desejarmos com oração, fé e perseverança.
Com a crise entre a Alemanha e Polónia, em 1939 Ernest voltou para a sua terra natal na Polónia, para ficar ao lado da família e exercer o apostolado numa cidade numa situação de miséria e crise de valores. No mesmo ano a Polónia é massacrada e destruída pelos nazistas: mais de 6000 milhões de polacos foram mortos e Ernest vodzynski nunca mais foi visto.
O LEGADO
Nem as forças nazis do mal apagaram, nem o tempo silenciou o motivo pelo qual os Fogos de Artifício dos Desejos são uma tradição centenária que ainda se perpetua em alguns países na família e amigos do padre Ernest Vdzynski. Não só pela vontade do padre em fazer esse trabalho chegar a todos, mas também pelo ritual religioso que vem de outrora e desperta sentimentos de fé e esperança em várias crenças, criando momentos mágicos para toda família.