pt.news
2260

Novo Missal Italiano: “Uma criança teria feito melhor”

Os bispos italianos demoraram 18 anos para publicar o Missal Novus Ordo de 2002 em italiano. A partir da Páscoa de 2021, a Itália - e o Vaticano - o usarão.

Na sua introdução, o Missal orienta os fiéis a não se ajoelharem durante toda a oração eucarística (1) e a receber a Comunhão em pé (13).

Os sacerdotes são ordenados a não usar o Cânon Romano habitualmente (6), e a presidir atrás da mesa do banquete eucarístico voltado em direção aos bancos “sempre que possível”, deixando os altares descobertos (15).

O Missal quer roxo para os funerais, não preto, e impõe uma tradução errada do Pai Nosso. Ele ignora a correção de Bento XVI do “pro multis”.

Nas Missas pelos Santos, os “padres” são rebaixados a “presbíteros”. A festa de Madre Teresa de Calcutá foi omitida. O canto gregoriano é evitado.

Cristina Siccardi (CorrispondenzaRomana.it, 21 de outubro) denomina a parte iconográfica, produzida pelo famoso Mimmo Paladino, uma verdadeira obra-prima de simplificação e feiura: “Uma criança teria criado, de graça, desenhos melhores do que estes”.

#newsGwyrzfsqsl

Otávio Barreto Wisdom Upper
Qual é a fonte dessa notícia?