pt.news
102

Visita de Francisco leva diocese à beira da falência

A diocese de Friburgo/Lausanne/Genebra - Suíça, está em apuros depois de Papa Francisco ter decidido, de última hora, visitar o Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra, em 21 de junho.

A página web oficial cath.ch escreve que "o caso é emblemático dos costumes do Vaticano em relação a organizar viagens similares."

Somente em fevereiro é que o bispo Charles Morerod, de Friburgo, foi informado sobre a iminente visita e o desejo de Francisco de celebrar uma Missa pública que seria inteiramente organizada e financiada pela diocese. O anúncio foi dado sob embargo, de modo que a diocese poderia começar a organizar somente em março.

A missa custará, para a diocese, mais de dois milhões de francos suíços/dólares, o que é mais do que o seu orçamento anual. Até o momento, a diocese conseguiu cobrir apenas um quarto das despesas. A maior parte do valor é destinada à segurança.

O apelo do bispo para obter doações das paróquias gerou menos de 25.000 francos.

Cath.ch escreve que o Vaticano não contribui com nada, por razões não sabidas, e que não quer a realização de uma coleta durante a Missa de Francisco.

Como último recurso, a diocese pediu às suas comunidades religiosas para darem início a uma novena a São José.

Fotografia: © Mazur/catholicnews.org.uk CC BY-NC-SA, #newsBuexafthxg