jili22
22

TERCEIRA SEXTA-FEIRA DA QUARESMA (CONDUTA PARA PASSAR A SANTA QUARESMA do Rº Padre ABRIL)

Dia da Graça.

PRÁTICA


Tome a generosa resolução de não cometer nenhuma infidelidade contra Grace, por menor que seja, e responda sem demora. Esforce-se para encontrar e merecer esta Graça em tudo, No Sofrimento, no Desprezo e nas Contradições, faça todas as suas Boas Obras, sejam Orações, Leituras, Observâncias ou Ações de Caridade, com tanta pureza de Minha intenção é que você não perca nada de as Graças ligadas a ele.

MEDITAÇÃO

Jesus chegou a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto da herança que Jacó deu ao seu filho José, onde havia um poço chamado fonte de Jacó . (Joan., 8.)

1º PONTO: Jesus Cristo faz sua lei buscar o Pecador. Ele chega primeiro ao Poço de Jacob e espera pacientemente. Finalmente, o pecador chega e pede-lhe uma bebida. Grace avisa aqui para se fazer desejada mais tarde; ela pede para dar. A mulher samaritana primeiro recusa-se a dar-lhe de beber; mas Jesus, decidido a conquistá-la, disse-lhe com um tom cheio de doçura: Se conhecesses o Dom de Deus e aquele que fala contigo, talvez tu próprio lhe tivesses pedido de beber, e ele te teria dado uma bebida viva. Água. Esta mulher teimosa ainda está fingindo e não cede.

Não é esta a sua conduta em relação à Grace? Ela talvez tenha falado mil vezes ao fundo do seu coração, para quebrar um apego que o impedia de estar com Deus; você se refugiou, como ela, na sua suposta fraqueza e na dificuldade do trabalho, sem pensar que nada é impossível para o homem cristão com a Graça.

A mulher samaritana disse a Jesus Cristo: Senhor, dá-me um pouco desta água.


2º PONTO : Esta pecadora, depois de várias resistências, não consegue mais resistir a esta Graça que a solicita, e começa a pedir esta Água Viva e Sobrenatural, o que faz com que não sintamos mais nenhuma alteração que nos preocupe. Tenha em alta estima esta Água Revigorante da Graça. Entenda que você não pode fazer nada sem Ela; deseje-o com ardor; pergunte com profunda humildade. Dizei a Deus: Senhor, a minha Alma sente a sua extrema pobreza; enriqueça-o com Este Presente Precioso; minha Alma foi muito alterada pelas águas venenosas e corrompidas que se encontram nas cisternas dos pecadores e que, longe de saciar sua sede, apenas a aumentaram demais; dê-me esta Água viva da Graça, que sacia minha sede com prazeres sensuais para sempre.

Mas não devemos contentar-nos em pedi-lo com ardor, devemos também trabalhar e não nos assustar com o rigor do trabalho que exige; por mais terrível que possa parecer aos fracos, Grace saberá como suavizá-lo. Ouça a Graça, trabalhe com a Graça e você colocará tudo o que quiser em sua mente e em seu coração.

SENTIMENTOS

Fala à minha Alma, ó meu divino Salvador! com esta eloquência tão doce e comovente com que tiveste a gentileza de falar à mulher samaritana. Deixe esta Água Celestial e Revigorante fluir abundantemente em minha Alma que sacia sua sede com todos os prazeres dos sentidos, e que a deixa apenas com a Sede do Amor Divino e da Glória prometida aos que são Fiéis à sua Graça. Água Revigorante, água, refresca minha Alma, sacia sua sede para sempre; deixe-lhe apenas aquilo que fez o Profeta dizer: Minha alma tem sede do Deus vivo. Mas acima de tudo, meu Deus! conceda-me a Graça da Perseverança Final, é a Graça das Graças e a Verdadeira Fonte de Água Viva que leva os Eleitos à Abençoada Eternidade.

FRASES

Exortamos vocês, vocês que nos ajudam, a não receberem a Graça de Deus em vão (2 Cor. 6).

A Graça do Espírito Santo não acomoda atrasos e nossos adiamentos (Div. Agosto L. 2. em Lucas).

REFLEXÕES

Jesus leva a Herodes


Pilatos sabendo que o Salvador era galileu, o envia de volta a Herodes. Este mau príncipe ficou encantado por ter Jesus Cristo nas mãos. Há muito tempo que desejava vê-lo; o grande barulho que os seus milagres faziam despertava nele esse desejo de não beneficiar das suas lições divinas, mas queria satisfazer a sua curiosidade criminosa com algum novo prodígio que lhe desse prazer. Ficou extremamente surpreso ao ver Jesus numa situação tão lamentável, aquele que o povo acabava de receber com pompa e como o Messias: fez-lhe várias perguntas. Jesus permaneceu em silêncio. Herodes, frustrado na sua espera, tratou Jesus Cristo como um louco; mandou vesti-lo, com escárnio, com uma túnica branca, e expôs-o aos insultos dos seus soldados, que lhe infligiram mil ultrajes sangrentos e assim o levaram de volta. para Pilatos.

Esta grandeza suprema assim disfarçada, diz um médico piedoso (Thomas à Kemp., nº 8), fica exposta ao desprezo de um canalha insolente; Esta beleza arrebatadora e incomparável é desfigurada por pessoas infames; Esta Sabedoria toda Divina é tratada como loucura por loucos e tolos; Esta Fonte de Graças e Bênçãos está carregada de maldições dos ímpios; e a própria Inocência é cruelmente indignada pelos criminosos. Que espetáculo doloroso e comovente!

REZAR

Deus de poder e de bondade, que vai de uma ponta à outra com força, e que tudo arranja com Admirável Gentileza e Suavidade, afasta de nós toda delicadeza e toda covardia; aumente nosso Zelo e Fervor; Dai-nos a tua Graça, para que, cumprindo estes jejuns corporais, façamos também a nossa Alma jejuar dos seus desejos carnais e das suas paixões desregradas. Que este duplo jejum acalme a Vossa Ira e nos faça merecer as Vossas Graças nesta vida mortal, e a Glória na Vida Paterna. Oramos a Ti pelos Méritos de Jesus Cristo, Teu Filho e Nosso Senhor.