pt.news
168

Ruptura fatal entre as Igrejas ortodoxas

Nenhum Igreja ortodoxa apoia Bartolomeu, o Patriarca de Constantinopla, que concedeu "autocefalia" a um pequeno grupo ortodoxo cismático na Ucrânia - disse o metropolita Hilarion, do Patriarcado de …Mais
Nenhum Igreja ortodoxa apoia Bartolomeu, o Patriarca de Constantinopla, que concedeu "autocefalia" a um pequeno grupo ortodoxo cismático na Ucrânia - disse o metropolita Hilarion, do Patriarcado de Moscou, ao RT.
A decisão levou a uma suspensão da comunhão entre Constantinopla e Moscou.
Hilarion não exclui que essa ruptura possa durar séculos.
A Igreja ucraniana não é russa
Hilarion ressalta que a Igreja ortodoxa ucraniana, que estava e continua em comunhão com Moscou, "não é a Igreja russa".
"O único elo existente entre a Igreja ucraniana e o Patriarcado de Moscou é a comemoração litúrgica do Patriarca", acrescentou.
Alexandria ocupa o primeiro lugar
Agora, o Patriarca de Alexandria - Egito, ocupa o primeiro lugar, como no século V, quando o herético Patriarca de Constantinopla se opôs a Cyril, Patriarca de Alexandria - explica Hilarion. O primeiro lugar na ortodoxia "não é algo como a primazia do Papa na Igreja Católica". Hilarion compara a Igreja ortodoxa a uma "confederação" de …Mais