pt.news
95

Bispo liberal de Helsinki renuncia aos 72 anos - bastidores

O Papa Francisco aceitou, em 20 de maio, a renúncia do bispo liberal de Helsinki - Finlândia, Teemu Sippo, de 72 anos, um convertido do luteranismo.

A história oficial é de que Sippo caiu no Natal de 2018 em uma rua repleta de gelo, sofreu um traumatismo na cabeça, passando três meses no hospital.

Mas tem mais: a diocese de Helsinki - 8 paróquias, 30 sacerdotes, 15.000 católicos - está tecnicamente falida, com dívidas que chegam a milhões. Existem propostas para vender a casa episcopal e propriedades das paróquias.

Sippo foi ordenado em 2009 pelo cardeal radical alemão Lehmann (+2018), seu ex-professor. Ele se manteve ocupado com ecumenismo, negligenciando a sua diocese; e liderou viagens de turistas luteranos à Itália, promovendo, durante tais ocasiões, serviços luteranos em igrejas católicas nesse país. Para a festividade do patrono diocesano, Santo Henrique de Upsália (19 de janeiro), ele raramente esteve presente.

O centro diocesano Stella Maris, em Lohja, está em ruínas, pois os reparos necessários foram negligenciados. Muito dinheiro vai para funcionários diocesanos bem-pagos. O tesoureiro é um luterano.

Sippo recentemente nomeou um sacerdote africano como reitor da Catedral, enquanto um talentoso sacerdote finlandês, que conhece a língua difícil e celebra a Missa Antiga em Latim, lidera a menor paróquia da diocese.

#newsFdcqqmxdxr