pt.news
200

Papa Francisco: Espiritualidade índio-americana "vital" para a Terra

É importante preservar as culturas, tradições e espiritualidades indígenas para combater as alegadas alterações climáticas provocadas pelo homem com "sabedoria ancestral", fantasiou Francisco perante os participantes emplumados da conferência de 14 de março sobre "Os conhecimentos dos povos indígenas e as ciências".

Francisco está aterrorizado com os "desafios urgentes que a Terra, a nossa casa comum e a família dos povos enfrenta" e quer dar-lhes resposta.

Para ele, o culto pagão dos índios americanos "faz parte do tecido da humanidade". Acreditando que ele é a Igreja (Luís XIV: "L'état c'est moi"), exclamou: "A Igreja está convosco, aliada dos povos indígenas e da sua sabedoria". Na realidade, Francisco falou apenas para si próprio.

Falando por falar, disse: "Um diálogo aberto entre o conhecimento indígena e a ciência, entre as comunidades da sabedoria ancestral e as da ciência, pode ajudar a abordar de uma forma nova, mais integral e eficaz questões cruciais como a água, as alterações climáticas, a fome e a biodiversidade".

O mundo ainda está a pensar se estas estranhas afirmações significam alguma coisa.

Imagem: Vatican Media, Tradução de IA