pt.news
219

Páscoa 2021: Vaticano quer repetir o desastre do ano passado

A Congregação da Liturgia chefiada pelo Cardeal Sarah publicou uma nota em 17 de fevereiro sobre a celebração da Semana Santa de 2021, cujo foco não é a Ressurreição de Cristo, mas a Covid-19.

A nota pede aos bispos que tomem “decisões prudentes” sobre “o que é possível” para a Páscoa. Devem-se respeitar a salvaguarda da saúde e as decisões das autoridades políticas - uma formulação que, segundo o conceito de lei de Francisco, cheira a "legalismo" e "rigidez".

Refere-se ao decreto da Congregação de março de 2020, dizendo que as diretrizes de 2020 podem ser aplicadas também em 2021.

“As normas e diretrizes contidas nos livros litúrgicos, elaborados em tempos normais em vista, não são inteiramente aplicáveis em momentos excepcionais de crise como estes”, diz também a nota como se essas normas tivessem sido levadas a sério antes da chegada do coronavírus.

Em vez de participar na liturgia pública da Igreja, sugere-se a oração familiar e pessoal, embora uma não possa ser substituída pela outra.

Fotografia: © Mazur, CC BY-SA, #newsNdpgerryxh