acrvcatolico
12,3 mil

Liturgia Diária Comentada 02/03/2013 2ª Semana da Quaresma

BLOGUEIROS EM CATEQUESE - CATEQUESE COM ADULTOS PARÓQUIA N. S. DO ROSÁRIO
“A catequese constitui o período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, a partir da adesão inicial realizada pela Evangelização. É na direção dos adultos que a Evangelização e a Catequese devem orientar seus melhores agentes”. (Estudo 80 CNBB)

Início
Índice de postagens
Catequizandos - Temas Catequéticos
Controle sua Presença
Espaço para Catequistas
Fotos e Videos
Receitas
Paróquia
Mensagens e Orações.
Documentos e Estudos
Encontros/Noivos/Batismo/Sant.

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30." *Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!"

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Liturgia Diária Comentada 02/03/2013 2ª Semana da Quaresma

Liturgia Diária Comentada 02/03/2013
2ª Semana da Quaresma - 2ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “C” - São Lucas


Antífona: Salmo 144,8-9 O Senhor é misericórdia e clemência, indulgente e cheio de amor. O Senhor é bom para com todos, misericordioso para todas as criaturas.

Oração do Dia: Ó Deus, que pelos exercícios da Quaresma já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

LEITURAS:

Primeira Leitura: Mq 7,14-15.18-20
Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados.

Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados. E, como nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade?

Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos. - Palavra do Senhor.

Salmo: 102, 1-2. 3-4. 9-10. 11-12 (R. 8a)
O Senhor é indulgente e favorável.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda sua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;

Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

Evangelho: Lc 15,1-3.11-32
Este teu irmão estava morto e tornou a viver.

Naquele tempo: Os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. Então Jesus contou-lhes esta parábola:

Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.

Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então ele partiu e voltou para seu pai.

Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.

O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. Mas ele ficou com raiva e não queria entrar.

O pai, saindo, insistia com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): A consciência do pecado vem acompanhada do sentimento de vergonha em relação a Deus. A revolta contra o seu amor misericordioso parece não se justificar. Junto com a vergonha vem o sentimento de ingratidão. E o pecador reconhece ser uma loucura o ter-se afastado do Pai.

Sua reação costumeira: duvidar de que possa ser perdoado. Em outros termos, duvidar que Deus esteja disposto a perdoar, devido à magnitude do pecado cometido.

O Evangelho aconselha, firmemente, o pecador a voltar para o Pai, cujo rosto, revelado por Jesus, é um incentivo à essa volta confiante. Deus quer ter junto de si todos os seus filhos. E está sempre disposto a esquecer o passado, pois confia que, no futuro, tudo será melhor. Não coloca limites para o perdão, nem faz distinção entre faltas perdoáveis e faltas imperdoáveis. Tudo pode ser perdoado, quando o pecador se predispõe a voltar. Alegra-se, sobremaneira, com a volta de um filho pecador, pois é como se este estivesse ressuscitando, depois de experimentar a morte. Não considera o pecador como pessoa de segunda categoria, só porque se desviou do bom caminho.

Vale a pena confiar no amor misericordioso de Deus Pai
.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE MARÇO:

Geral – Respeito à natureza: Que cresça, o respeito à natureza, obra de Deus confiada a nossa responsabilidade.

Missionária – Bispos, Sacerdotes e Diáconos: que os Bispos, Padres e Diáconos sejam incansáveis anunciadores do Evangelho até os confins da Terra.

TEMPO LITÚRGICO:

Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até a missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC 109).
· Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
· A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
· Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
· Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
· As memórias obrigatórias que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias facultativas. Não são permitidas missas votivas (devoção particular).
· Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.

Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.

Fonte: CNBB / Missal Cotidiano
Adaptação:
www.catolicoscomjesus.com
Ricardo e Marta - Comunidade São Paulo Apóstolo

Postado por Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

Reações:

Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais antigaInício

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;
Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;
Comprovante de Residência,
Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;
Documentos Necessários para Crisma:
RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.
Fonte: Catedral São Dimas

Reflexão
REFLEXÃO
A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

Este é um espaço a serviço do reino de deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a fé. A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da igreja católica no brasil em levar adiante a reflexão do tema "catequese com adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo
O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.
Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.
Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.
Fonte : Pe. Jerônimo Gasques
www.portalnexo.com.br/Conteudo

Programe-se
Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 12h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

Paróquia N.Sra.do Rosário
Vila Tesouro, São José dos Campos - SP.

Noticias CNBB - Boletim diário
Noticias CNBB

Santo do Dia
Liturgia Diária
Siga-nos por email

Lista de Links
Animação Bíblico Catequética - Diocese de São José dos Campos
Arquidiocese de Aparecida
Biblioteca Virtual de Ensino Religioso - CNBB
Blog Cardeal D.Eugenio Sales
Blogue Igreja On Line
Cantores de Deus
Canção Nova
Catecismo da Igreja Católica
Comissão Bíblico Catequética - CNBB
Conferência Nacional dos Bispos
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEO SCALABRINIANS
Crescer Rumo a Maturidade em Cristo
Diocese de São José dos Campos
Editora Cléofas - Prof. Felipe Aquino
Liturgia Diária
Novenas Santas
Portal da Catequese Católica
RCC brasil
Rádio Frei Galvão
Santa Sé - Vaticano
Santos do Dia
Sínodo Diocesano

Minha lista de blogs
LUCERE ET FOVERE
Adeus Bento XVI

Animação Bíblico Catequética - Regional Sul1
Orientações da Diocese de Limeira-SP sobre as orações eucarísticas, em vista da renúncia do Papa Bento XVI

Catequese Com Adultos Paróquia Nossa Senhora do Rosário
“Neste momento, existe em mim, muita confiança”, disse o Papa na última audiência pública

Cantinho da Criança
Com Jesus eu aprendo

Catequese e Bíblia
Homilia do 3º. Domingo da Quaresma – Ano C Produzir frutos

A paixão de ser catequista
Quaresma 2013 – II

Guia de Blogs Católicos
5 critérios sobre o Método da ovulação Billings e a mentalidade contraceptiva. Com vídeo.

Amiguinhos de Jesus
@CF2013Oficial – Juventude e Redes Sociais

Prof. Felipe Aquino
Jesus Cristo é Deus mesmo?

***Blog da Ana Néri***
Uma vida para os jovens

Blog da CNBB
Pastoral Carcerária lembra 20 anos do massacre do Carandiru

Dunga
A cura continua…

TVSP
TV Canção Nova em São Paulo

O BLOG DA CATEQUESE
DINÂMICAS DE GRUPO NA CATEQUESE

Gente de Fé
Comunicado aos membros do Gente de Fé

União de Blogs Católicos
Seu blog está com aviso de malware?


Encontre-nos no Facebook
Catequese Adultos Nossa Senhora do Rosário

Tradutor


Widget - Dicas para Blogs

Arquivo do blog
Arquivo do blog Fevereiro 2013 (43) Janeiro 2013 (28) Dezembro 2012 (34) Novembro 2012 (22) Outubro 2012 (35) Setembro 2012 (36) Agosto 2012 (38) Julho 2012 (42) Junho 2012 (49) Maio 2012 (49) Abril 2012 (39) Março 2012 (28) Fevereiro 2012 (20) Janeiro 2012 (5) Dezembro 2011 (16) Novembro 2011 (43) Outubro 2011 (30) Setembro 2011 (35) Agosto 2011 (38) Julho 2011 (25) Junho 2011 (26) Maio 2011 (24) Abril 2011 (32) Março 2011 (21) Fevereiro 2011 (28) Janeiro 2011 (16) Dezembro 2010 (17) Novembro 2010 (20) Outubro 2010 (21) Setembro 2010 (32) Agosto 2010 (43) Julho 2010 (15) Junho 2010 (6) Maio 2010 (4) Março 2010 (24) Fevereiro 2010 (14)

Bíblia Sagrada
Click na imagem para Ler a Bíblia CNBB

Catecismo da Igreja Católica
Click na imagem para baixar

Anjinhos do Brasil
Crianças Participem

Cadastro de Catequistas - CNBB
Hinário Litúrgico - CNBB
Postagens populares
Atos de Contrição
Palavras Cruzadas
AS DINÂMICAS DO CATECISMO
Bíblia Sagrada em PDF
Cruzadinha 1ª Eucaristia
Sugestões para trabalhar temas
Apostila Catequese com Adultos
Liturgia Diária Comentada 26/01/2013 Timóteo e Tito
Projeto Alicerce ETAPA 1 - PRIMEIRA EUCARISTIA
Liturgia Diária Comentada 01/03/2013 2ª Semana da Quaresma

Postagens no Catequizando Adultos
“Neste momento, existe em mim, muita confiança”, disse o Papa na última audiência pública
Campanha alerta para a prevenção e tratamento da hanseníase
Em seu pontificado, Bento XVI dá atenção aos encarcerados
Conselho Nacional de Economia Solidária discute regulamentação de empreendimentos comunitários
Presidente da CNBB: "Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja"

Santo Rosário
Seguidores

Direitos Autorais

Este blog pode conter material confidencial e/ou proprietário e, por conseqüência, para uso exclusivo do destinatário correto. Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e queira retirá-lo ou que lhe seja dado o devido crédito, favor contatar-nosinformando qual material deve ser creditado, modificado ou removido. Conforme os Direitos de Uso e de Distribuição previstos naConstituição Brasileira em seu art. 5.º, XXVII e Lei de Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/98)

Email: gloria.tvcatequese.adultos@ig.com.br

Colaboradores
Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista
Julião

Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.
acrvcatolico