pt.news
93

Cardeal se irrita com críticas do arcebispo Chaput

"Apenas um" bispo criticou o documento de trabalho do Sínodo da Juventude, disse o cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo, durante uma coletiva de imprensa em 1º de outubro.

Ele quer que a "pessoa em questão" seja "leal" porque teve a oportunidade de apresentar suas preocupações antes, como membro do conselho do Sínodo. O alvo de Baldisseri era o arcebispo da Filadélfia, Charles Chaput, que nos últimos dias publicou três artigos criticando o documento:

• um artigo de 21 de setembro, em FirstThings.com, o qual contém as reflexões de um respeitado teólogo norte-americano, que acusa o documento de estar próximo do naturalismo, do relativismo e do protestantismo.

• um artigo italiano de 29 de setembro, em IlFolgio.it, intitulado "Um Sínodo Sem Fé", dizendo que o Sínodo "não está bem servido por uma overdose de sentimento, acomodação e sociologia".

• um artigo de 1º de outubro, em CatholicPhilly.com, o qual contém uma carta de um anônimo jovem indiano siro-malabar, que declara que o documento é cheio de "banalidades insossas e superficiais ao invés de conteúdo substancial".

Fotografia: Lorenzo Baldisseri, Charles Chaput, © wikicommons, CC BY-SA, #newsAmgwvspdpi