Clicks95
pt.news

O vaso de terra estava na Missa de encerramento do Sínodo Pachamama? Vaticano responde

Durante o ofertório da Missa de encerramento do Sínodo da Amazônia, uma mulher nativa presenteou Francisco com um vaso contendo terra, algumas plantas verdes e flores vermelhas.

Segundo a Instrução Geral 73 do Missal Romano, outros presentes além do pão e do vinho devem ser "afastados da mesa eucarística".

No entanto, ao receber o vaso, Francisco sussurrou algo ao monsenhor Guido Marini, seu mestre de cerimônias, que colocou o vaso no canto do altar, onde permaneceu até o final da Missa (vídeo abaixo).

Em 4 de outubro, o mesmo vaso preto foi oferecido a Pachamama durante o ritual sinistro que aconteceu nos jardins do Vaticano (figura à esquerda).

Os sites pagãos da América do Sul explicam que as oferendas de Pachamama podem ser feitas com um vaso que deve conter algumas frutas ou bebidas cobertas de terra e flores, incluindo as vermelhas, a cor preferida do demônio.

Robert Moynihan escreve (InsideTheVatican.com, 31 de outubro) que a o vaso apresentado na Missa pode ter sido conectado a um ritual pagão, de modo que houve "talvez" uma oferenda a Pachamama em São Pedro.

Ele perguntou ao monsenhor Marini, que respondeu: "Não há informações particulares sobre a planta; só sabemos que foi plantada no início do Sínodo e entregue no ofertório para adornar o altar".

#newsUoblbpkxmw