pt.news
517

Mistério: Bispo suíço renuncia aos 59 anos

O anúncio da renúncia do bispo Valerio Lazzeri, de Lugano (200 mil católicos, 180 sacerdotes), é esperado para amanhã.

O motivo é um grande mistério. Lazzeri foi nomeado em 2013. Ele parece estar em boa forma, mas aparentemente sofre de "problemas de estresse" e está se demitindo "por motivos pessoais", segundo relatos da mídia.

Lazzeri enfrentou muitos problemas. Em 2018, fechou de um dia para o outro o último jornal diário "católico" suíço remanescente de propriedade da diocese de Lugano.

Um ex-reitor da Faculdade Teológica de Lugano foi preso em fevereiro de 2021. Outro padre foi condenado à prisão por desviar CHF 900.000 para apoiar um amante do sexo masculino. Um terceiro sacerdote, que se envolveu em uma briga em uma discoteca após apalpar uma garota, só foi suspenso depois de ser parado na fronteira suíço-italiana em maio de 2022 por estar completamente bêbado ao volante de um carro.

A diocese de Lugano encerrou 2020 com um déficit de quase CHF 1 milhão. Um déficit de CHF 1,5 milhão é esperado para 2021.

O bispo auxiliar de Friburgo, Alain De Raemy, provavelmente se tornará administrador episcopal em Lugano, um sinal de que há problemas na diocese.

#newsPlvmbpzvev