pt.news
325

Francisco respondeu perfeitamente às Dubia - só que de forma errada

O Vaticano divulgou a resposta de sete páginas de Francisco a cinco Dubias de cardeais após sua publicação em 2 de outubro. O estilo de redação do texto em espanhol é do ghostwriter de confiança de Francisco, Victor "Tucho" Fernández.

1. A Revelação Divina pode ser reinterpretada de acordo com as mudanças culturais?

Francisco respondeu: "Embora seja verdade que a Revelação Divina é imutável e sempre obrigatória, a Igreja deve ser humilde e reconhecer que nunca esgota sua insondável riqueza e precisa crescer em sua compreensão."

[Em palavras simples: sim]

2. As uniões homossexuais podem ser abençoadas e há algo de bom em situações de pecado?

Francisco respondeu que as uniões homossexuais não devem ser chamadas de casamento; no entanto, ao lidar com as pessoas, "a caridade pastoral não deve ser perdida", composta de bondade, paciência, ternura e encorajamento. A prudência pastoral deve discernir formas de bênçãos, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitam uma concepção errada do matrimônio. As pessoas em situações objetivamente não aceitáveis do ponto de vista moral não devem ser tratadas como pecadoras.

[Em palavras simples: sim]

3. A sinodalidade substitui a autoridade do papado?

Francisco respondeu que as Dubia apresentadas pelos próprios cardeais reivindicam alguma forma de sinodalidade no exercício do ministério papal.

[Em palavras simples: permanece sem resposta, mas implica um não]

4. A Igreja pode ordenar mulheres para o sacerdócio?

Francisco respondeu que "uma doutrina clara e autorizada sobre a natureza exata de uma 'declaração definitiva' ainda não foi desenvolvida exaustivamente".

[Em palavras simples: sim]

5. Um penitente [=fornicador] pode ser absolvido dos pecados sem contrição?

Francisco responde que o arrependimento é necessário para a validade da absolvição sacramental, "mas" o confessionário não é uma casa de costumes, "se aproximar da confissão já é uma expressão simbólica de arrependimento."

[Em palavras simples: sim]

Fotografia: © Mazur, CC BY-NC-ND, #newsLddfkpnowc

3
4
1
2