pt.news
87

Bem-vindo ao clube: Francisco chama São Paulo de "rígido", "tradicionalista"

“Como Paulo, somos chamados a ser livres das hipocrisias do externo, a ser livres de uma observância religiosa que nos torna rígidos e inflexíveis, livres de vínculos ambíguos com o poder [sic!] e do medo de sermos mal compreendidos e atacados", disse Francisco na sua homilia dos Santos Pedro e Paulo (29 de junho).

Ele adora opor forma e conteúdo - como se pudessem ser separados. Provavelmente devido a uma certa rigidez senil, Francisco retomou seu discurso de rigidez insistindo que São Paulo “foi libertado do zelo religioso que o tornou feroz na defesa das tradições que recebeu”. Na espiritualidade católica, o "zelo religioso" é considerado uma virtude.

Para Francisco, “a observação formal da religião e o manejo da espada em defesa da Tradição” tornavam São Paulo “rígido”. Ele tem razão e, de fato, São Paulo admoesta os tessalonicenses a "permanecerem firmes e apegar-se às tradições que lhes ensinamos, seja verbalmente, seja por carta" (2Ts 2:15).

No Angelus após a missa, Francisco lembrou que Bento XVI foi ordenado sacerdote há 70 anos. O chamou de - ele que frequentemente recebe pessoas e assiste à TV dos oligarcas - “o contemplativo do Vaticano” e agradeceu “pelo seu testemunho”.

#newsZzikorgbhh