pt.news
225

Hollerich para os católicos: "Vocês são ultrajantes"

Ele considera as críticas católicas [justificadas] ao Sínodo "ultrajantes", disse o Cardeal Hollerich, de Luxemburgo, Relator Geral do Sínodo, ao site Katholisch.de (20 de setembro).

Para Hollerich, isso significa que um católico individual determina o que é católico. Hollerich está errado, porque "o que é católico" não precisa ser "determinado", pois é claro como a luz do dia.

Hollerich está indignado com o fato de que os católicos não se importam em estar em desacordo com [o anticatólico] Francisco: "Para algumas pessoas, o magistério aparentemente para na eleição de Francisco". No entanto, o verdadeiro problema consiste no fato de que, para Francisco e Hollerich, o "magistério" consiste em serem senhores da fé.

As pessoas que antes clamavam por obedecer ao Magistério agora desobedecem ao "Magistério" de Francisco, argumenta Hollerich, ligando a fé a pessoas subjetivas em vez de ao conteúdo objetivo.

Para ele, tudo se trata apenas de "nuances" que são "diferentes do que eles mesmos [= os católicos] diriam". Na realidade, Francisco contradiz verdades fundamentais da fé, negando a indissolubilidade do casamento e a moralidade bíblica, ao mesmo tempo em que proíbe o Rito Romano e se recusa a ajoelhar-se diante do Santíssimo Sacramento.

Dominado pela emoção, Hollerich reclama que está "desapontado".

E: "Quando o Papa diz 'todos, todos, todos', não posso ir e dizer, não, não é verdade". O problema está em outro lugar: Francisco diz "todos, todos, todos", mas faz o contrário.

Fotografia: Jean-Claude Hollerich SJ © Mazur, CC BY-NC-ND, #newsPcvytbtdok