pt.news
182

Diário Italiano questiona Papado de Francisco

O diário italiano Libero, fundado por Vittorio Feltri, publicou um artigo de Andrea Cionci dizendo que em sua demissão, Bento XVI não renunciou ao trono papal e, portanto, ele ainda é o papa. O artigo …Mais
O diário italiano Libero, fundado por Vittorio Feltri, publicou um artigo de Andrea Cionci dizendo que em sua demissão, Bento XVI não renunciou ao trono papal e, portanto, ele ainda é o papa.
O artigo não contém novas informações, mas mostra que a questão dos dois papas não vai acabar logo. Cionci argumenta que em 2013 Bento XVI renunciou ao seu “ministerium” (ministério) não ao seu “munus” (cargo), concluindo que abandonou apenas o exercício do papado, não o papado como tal.
Embora a lei da Igreja use "munus", os dois termos são intercambiáveis em latim, e Bento XVI escreveu explicitamente em sua carta de demissão que o assento papal estava vago.
Além disso, Cionci se refere à declaração de Bento XVI de que "nenhum papa renunciou por mil anos, e mesmo no primeiro milênio, isso foi uma exceção" (Peter Seewald "Conversas Finais", 2016). Cionci acredita que a "exceção" se refere a Bento VIII (980-1024), que foi brevemente destituído em 1012 pelo antipapa Gregório VI até ser reintegrado …Mais