pt.news
254

Cirurgia de Francisco: Ficção e realidade da Assessoria de Imprensa do Vaticano

Francisco apareceu pela primeira vez em público no Angelus de domingo após sua cirurgia de intestino realizada em 4 de julho.

Falando da varanda da suíte VIP do 10º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli de Roma, rodeado por crianças hospitalizadas, fez uma interpretação secularizada do sacramento da Unção dos Doentes e usou uma linguagem pseudopoética para expressar seu desejo para que “todos recebam a unção de escuta, proximidade, ternura e cuidado”.

Ele rapidamente abandonou a religião e o sentimentalismo para pedir atendimento hospitalar gratuito em todo o mundo. Depois de recitar o Angelus em latim, ele falou sobre política no Haiti, marinheiros, "nenhum plástico no mar" e a peregrinação da Rádio Maria a Częstochowa.

Em seguida, ele repetiu sua alusão usual ao estômago dizendo “Buon pranzo” (Bom almoço) enquanto aqueles reunidos abaixo gritavam “Viva il Papa” (vídeo).

O usuário católico do Twitter, Sat, um médico, observou que, pela primeira vez neste pontificado, Francisco parecia e soava [no final do Angelus] como um velho. No início, podia-se ver como um Francisco trêmulo apareceu na varanda. Quando ele saiu, a câmera evitou mostrá-lo.

Francesco Antonio Grana publicou fotos mostrando Francisco em uma cadeira de rodas. É inevitável que tal cirurgia invasiva tenha um grande impacto em uma pessoa de 84 anos que está acima do peso e sofre de ciática.

No entanto, a Assessoria de Imprensa do Vaticano afirmou imperturbável na sexta-feira que Francisco “caminhou no corredor” e, no sábado, que “continua a passear no corredor do apartamento”, como se no dia 4 de julho os cirurgiões tivessem apenas cortado suas unhas.

#newsSsbqfqddur

01:00