Leão XIV aceita um bispo chinês que acaba de fechar uma igreja
A liturgia teve lugar na igreja de Weihui e foi celebrada pelo Bispo Li Shan de Pequim. Ele dirige a Associação Católica Patriótica Chinesa, controlada pelo Estado.
Li Jianlin é o segundo bispo eleito durante o interregno papal após a morte do Papa Francisco.
A nomeação foi formalmente aprovada pelo Papa Leão XIV a 11 de agosto. A nomeação vem na sequência da aceitação da "demissão" do bispo clandestino de Xinxiang, Giuseppe Zhang Weizhu.
Bispo católico fiel apagado da memória
O relatório oficial chinês não menciona a aprovação papal e omite qualquer referência ao bispo Zhang Weizhu. Nomeado em 1991, nunca foi reconhecido por Pequim. Durante décadas, enfrentou detenções, restrições e repressão por se ter recusado a aderir à Associação Patriótica.
Um episódio notável ocorreu em 2021, quando a polícia desmantelou um seminário clandestino que ele dirigia. A polícia invadiu o seminário e fechou-o. Vários padres e seminaristas foram presos. Vários padres e seminaristas foram detidos, alguns durante semanas ou meses. O próprio Bispo Zhang foi detido e sujeito a várias formas de restrição.
Novo bispo fecha a Igreja
Li Jianlin, pelo contrário, há muito que está profundamente envolvido na governação religiosa do Estado, tendo sido vice-diretor e secretário-geral do Comité para os Assuntos Católicos de Henan. Tem sido considerado uma figura fiável pelas autoridades estatais.
Em 2018, Li co-assinou uma controversa diretiva provincial que proibia todos os menores de 18 anos de entrarem nas igrejas - uma das mais claras restrições à liberdade religiosa na China.
O site AsiaNews.it relata que, poucos dias antes da ordenação de Li, uma igreja em Xuchang foi fechada à força e selada com um cadeado pesado, depois de as autoridades terem descoberto que crianças tinham entrado na igreja e tocado instrumentos musicais.
Um aviso oficial ordenou a suspensão de todas as actividades para "retificação".
A ordem de encerramento foi assinada, não pela polícia, mas diretamente pela Associação Patriótica e pelo Comité para os Assuntos Eclesiais, dirigido pelo próprio Li
Tradução de IA