pt.news
37

Bispo de Amesterdão: Os jovens querem uma liturgia reverenciada, os mais velhos agarram-se às ideias falhadas dos anos 60

D. Jan Hendriks, bispo de Haarlem-Amesterdão, falou ao Die-Tagespost.de (23 de agosto) sobre a situação da Igreja nos Países Baixos. Os seus pontos principais

- O sínodo pastoral holandês Pastoraal Concilie (1966-1970) tinha as mesmas ideias que o atual sínodo alemão, como o clero casado e a sexualidade fora do casamento. Isso levou a muitas divisões e a uma forte secularização.

- 60% das igrejas da diocese de Haarlem-Amesterdão tiveram de ser encerradas por razões financeiras. 60% dos holandeses são não confessionais.

- A resposta dos bispos holandeses à secularização foi mais secularização. Abdicaram de certas coisas da Fé para não "perderem o contacto". Esta foi a resposta errada. Acelerou o processo de secularização da Igreja.

- Não podemos inventar uma nova fé. A Igreja não pode simplesmente mudar o que ensinou e acreditou, por exemplo, que o casamento é o enquadramento adequado para a sexualidade."

- Nos Países Baixos, onde a religião está deserta, estão a aparecer "cada vez mais" jovens, aparentemente vindos do nada: "Este ano, temos 250 jovens que se juntaram à fé católica, incluindo muçulmanos. E a tendência está a aumentar".

- Os jovens estão a regressar às raízes da fé. São os mais velhos que retomam os temas do Conselho Pastoral de então.

- Há jovens que se empenham na amizade, há os que se empenham em ajudar os pobres. Há os que se interessam pela liturgia, muitas vezes de forma clássica.

- Recentemente, conversei com uma avó da nossa paróquia que me disse não gostar do facto de a Eucaristia ser celebrada, por vezes, de forma mais tradicional durante a semana, mas o seu neto achava isso maravilhoso!"

- Almost every night on TV it's about drag queens, lesbians, homo, queer, trans etc. As bandeiras do arco-íris estão por todo o lado nas cidades. Há muita pressão. Mas nas últimas eleições políticas, o partido com mais oposição à comunidade LGBTQ+ foi o partido mais forte.

- Na igreja, a questão homossexual desempenha por vezes um papel importante. É bastante marginal. Há incidentes ocasionais, como recentemente, quando um homem ativamente envolvido no movimento homossexual quis tornar-se padre. Ou houve uma celebração ágape com pão e vinho num monumento homossexual.

Imagem: Jan Hendriks © Maarten Jansen, wikipedia CC BY-SA, Tradução de IA