25:58
IRMAOS LUMIERE
631
AS RUÍNAS ROMANAS DE CONÍMBRIGA, NA ZONA DE CONDEIXA, EM PORTUGAL. Um dos concelhos mais progressivos do país, Condeixa-a-Nova, foi criado pelo Rodrigo da Fonseca depois da Regeneração em 1852. Mas há …Mais
AS RUÍNAS ROMANAS DE CONÍMBRIGA, NA ZONA DE CONDEIXA, EM PORTUGAL.

Um dos concelhos mais progressivos do país, Condeixa-a-Nova, foi criado pelo Rodrigo da Fonseca depois da Regeneração em 1852.

Mas há três mil anos atrás, os homens de Condeixa ainda viviam em grutas, há dois mil anos numa cidade de luxo, chamada de Conímbriga, há mil anos, com a falta de água, em Condeixa-a-Velha, e depois há 500 anos nasceu a actual Condeixa-a-Nova, onde está a sede do concelho.

A região de Conímbriga, face às evidências arqueológicas, tem definida a ocupação humana, desde a idade do ferro até ao século VIII, da nossa era, com o domínio romano situado a partir da segunda metade do século I a.C.

Provavelmente de origem celta, a cidade de Conímbriga sofreu grandes alterações durante o domínio romano, com a construção de diversos edifícios, como as termas ou o Fórum, adquirindo uma elevada importância.

O declínio do Império Romano e as invasões bárbaras da península, que tomaram de assalto a cidade, por volta de 460, ditaram o abandono progressivo de Conímbriga, refugiando-se a sua população em locais que ofereciam melhor defesa.

A riqueza dos mosaicos encontrados, os sistemas de distribuição de água, as termas, os vestígios do Fórum, e uma série de artefactos expostos no, Museu Monográfico de Conímbriga, justificam uma visita atempada a esta antiga cidade romana.