01:27
IRMAOS LUMIERE
460
PINTURAS DE FERNANDO BOTERO. Fernando Botero ficou conhecido por pintar pessoas gordas, mas quando perguntando porque o faz, responde de pronto: – Não pinto gordas. Ninguém acredita em mim, mas é …Mais
PINTURAS DE FERNANDO BOTERO.

Fernando Botero ficou conhecido por pintar pessoas gordas, mas quando perguntando porque o faz, responde de pronto:

– Não pinto gordas. Ninguém acredita em mim, mas é verdade. Eu pinto volumes. Quando pinto uma natureza morta também pinto com volume, se pinto um animal ele também será volumoso, se pinto uma paisagem o faço igualmente.

– Sou atraído pelo volume, a sensualidade da forma. Se pinto uma mulher, um homem, um cachorro ou um cavalo, o faço sempre com a ideia do volume, mas não é que eu tenha uma obsessão pelas mulheres gordas.

As obras do pintor colombiano possuem um estilo propositadamente naif que são a marca indelével de sua arte: uma mistura da cultura contemporânea da Colômbia e a inspiração nas tradições artísticas ocidentais, através de obras de mestres clássicos como Francisco Gota, Diego Velásquez e Piro delia Francesca.

Assim, suas figuras anafadas, gordas, desajeitadas, que parecem não caber no espaço ou disputam cores e formas com o vazio, se tornam espécies de forças, marcas.

Nascido em 19 de abril de 1932, Botero trabalha basicamente com pinturas e esculturas e os temas de sua obra variam entre a temática sul-americana, as obras sobre o circo, as naturezas mortas e os retratos de cavalos e amazonas.