pt.news
3138

33 Decretos litúrgicos! O Papa que começou a mexer na liturgia

O Movimento Litúrgico que conduziu ao Novus Ordo foi apenas uma resposta obediente a Pio X (+1914), que encorajou as mudanças litúrgicas.

Pio X publicou trinta e três documentos com o objetivo de fazer mudanças litúrgicas. Os quatro mais importantes:

• O Motu Proprio Tra le sollecitudini (1903), que revogou a tradição musical anterior e impôs o canto gregoriano no estilo da Abadia de Solesmes.

• O Decreto Sacra tridentina (1905), que estabeleceu a “comunhão frequente”, anulando assim um costume com mais de mil anos.

• O Decreto Quam singulare (1910), que reduziu a idade da Primeira Comunhão para as crianças, mudando assim de fato a ordem dos sacramentos.

• A Bula Divino Afflatu (1911), que mudou radicalmente as festas do calendário e a ordem do saltério, destruindo o costume da Igreja que remontava ao século VI.

Por trás das mudanças estava uma pequena comissão independente sob as ordens diretas de Pio X. O único membro desta comissão com alguma qualificação litúrgica era um certo Monsenhor Pietro Piacenza.

Autoridades incontestáveis, como o posterior Cardeal Giovanni Mercati (+1957), e liturgistas como o Abade Fernand Cabrol (+1937), foram consultados apenas sobre questões secundárias.

#newsRmwisxwufd

Andre Rinaldi
Que besteira é essa? Estes decretos de São Pio X, mesmo que alterando práticas antigas, contribuíram enormemente para o maior zelo na liturgia, aumento da piedade nas crianças e famílias católicas. Não tem nada a ver com as reformas conciliares e do novus ordo que destruíram tudo isso!!!