pt.news
1279

Francisco prega contra SUAS PRÓPRIAS tentações: rigidez e restauração

“Precisamos superar nossa autoabsorção [cf. Sínodo sobre Sínodos], rigidez interior [cf. Traditionis Custodes], que é a tentação hoje em dia, dos ‘restauracionistas’, que querem uma Igreja completamente ordenada, completamente rígida: isto não é do Espírito Santo”.

Francisco disse isso durante a Eucaristia de 14 de novembro para o "Dia Mundial dos Pobres", embora ele esteja prestes a restaurar a Igreja de 1960 com uma mão rígida e impiedosa.

É digno de nota que ele falou com a forma "nós", o antigo "pluralis majestatis" comumente usado pelos papas, uma indicação de que ele estava falando sobre si mesmo.

Francisco quer superar sua rigidez “para fazer florescer a esperança em meio a essa rigidez“ - seja o que for que isso signifique. O resto da homilia foi sobre "ternura", absorvendo uma "poluição ao nosso redor" e transformando-a em "bondade", todas coisas que contrastam fortemente com seu pontificado autoritário.

Fotografia: Vatican Media, #newsHzkxredhow
Antônio Frasson afrasson
Putz, cansei desse cara. Não fico mais triste. Caso perdido, só Deus mesmo. Mas, pelo visto, ele não se toca de nada. Gente em quem não confio nem um fio de cabelo. Triste Igreja, talvez seja a previsão de apostaria no Vaticano seja verdadeira.